No Brasil colônia, a pecuária teve um papel fundamental no seguinte acontecimento histórico, qual seja:
- A) fixação do escravo na agricultura.
- B) expansão para o interior.
- C) expulsão do assalariado do campo.
- D) tomada de bens da Igreja.
- E) aumento da criminalidade no campo e na cidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) expansão para o interior.
Gabarito: ALTERNATIVA B
No Brasil colônia, a pecuária teve um papel fundamental no seguinte acontecimento histórico, qual seja:
- a) fixação do escravo na agricultura.
A grande lavoura colonial, de fato, tinha um uso massivo de mão de obra escrava, no entanto, ela funcionava voltada para o comércio atlântico. A pecuária tinha uma função auxiliar para a subsistência dos centros urbanos e da monocultura exportadora. Com dimensões econômicas e lucratividade bem menos expressivas, a pecuária não teria capacidade de impor alterações profundas no funcionamento da plantation, que era a grande força motriz do empreendimento colonial. Alternativa errada.
- b) expansão para o interior.
Como toda a prioridade era atribuída à grande lavoura na colônia, a pecuária precisava se adaptar ao funcionamento da plantation da melhor forma possível. Os rebanhos bovinos eram um risco a essa lavoura por poderem pisotear as plantações e colocarem a perder valores muito mais expressivos que os oriundos da pecuária. Assim, conforme o sucesso da agroexportação pressionava para a ampliação das zonas plantadas, as áreas de rebanhos eram empurradas para o interior ao mesmo tempo em que se exigia a formação de rebanhos ainda maiores. A ampliação da colônia exigia um abastecimento mais robusto de carne, mas o sucesso do açúcar determinava que esses rebanhos ainda maiores ficasse mais distantes da faixa litorânea, onde se concentravam as principais plantações. Consequentemente, a ocupação portuguesa foi sendo expandida para o interior conforme essa pecuária ia aumentando sua complexidade em busca de novas pastagens e novas rotas para estabelecer o abastecimento de engenhos e de cidades. Com isso, as fronteiras da América Portuguesa foram sendo pressionadas para o interior sem propriamente um plano organizado para isso. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) expulsão do assalariado do campo.
O trabalho assalariado estava longe de ser uma realidade nas zonas rurais do Brasil colônia. Fora dos grandes centros e dos latifúndios, a circulação de moeda era algo extremamente rarefeito e o trabalho assalariado era uma raridade. Na grande lavoura exportadora, predominava a mão de obra escrava; enquanto a aventura pecuária recebia excluídos de toda sorte nos interiores distantes, com e sem o uso de escravos. Alternativa errada.
- d) tomada de bens da Igreja.
A Igreja Católica era uma das principais forças envolvidas na empresa colonial. Portanto, nada mais despropositado do que se pensar que uma atividade satélite como a pecuária fosse forte o suficiente para impor desafios relevantes para o patrimônio da Igreja. Alternativa errada.
- e) aumento da criminalidade no campo e na cidade.
Não há registros realmente significativos de ondas de criminalidade no campo e na cidade associados à pecuária. Como comentado acima, era uma atividade acessória que estava ficando cada vez mais distantes dos principais centros urbanos; portanto, era pouquíssimo provável que a sua instalação pressionasse transformações significativas nas cidades. A pecuária antes respondia às demandas oriundas do desenvolvimento da colonização do que impunha dinâmicas ao seu funcionamento. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário