Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A gravura a seguir exemplifica o trabalho de lavagem do cascalho, feito por escravos, na região das minas, no século XVIII.

 

 

A respeito da escravidão nas regiões mineradoras da América Portuguesa, analise as afirmativas a seguir.


I. Em Minas Gerais, a escravidão foi a principal forma de exploração de mão de obra, tanto nas lavras, como nas atividades urbanas, nos séculos XVII e XVIII.


II. As Minas Gerais apresentavam média menor de posse de cativos por proprietário do que as zonas açucareiras.


III. A região mineradora apresentava médias de alforria mais elevadas do que as verificadas, ao longo do século XVIII, em Pernambuco e Bahia.


Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II e III.

Gabarito: Letra E
 
As descobertas de ouro nos leitos de riachos e rios impulsionaram cada vez mais a necessidade de mão de obra para a região das Minas. Na virada do século XVII para o XVIII, Minas Gerais seria o principal destino, em todas as Américas, de indivíduos escravizados pelo tráfico transatlântico.
 
Mas a utilização da mão de obra escrava africana não era observada apenas na extração do ouro. A mineração permitiu o surgimento de atividades não extrativas, nos primeiros centros urbanos na periferia da região mineradora. Existiam escravos que carregavam produtos, faziam transportes, vendiam produtos alimentícios, roupas, jornais, etc.
 
Foi em Minas Gerais que a libertação de escravos se tornou uma realidade constante, predominando a compra da alforria, através de acordos conhecidos como coartação.
 
Outra característica da escravidão nessa região era um número muito pequeno de proprietários de escravos que possuíam um grande contingente de escravos. Pode-se afirmar que a grande maioria da população escrava pertencia a propriedades de pequena ou média dimensão. Um proprietário, por exemplo, tinha de 1 a no máximo, 30 escravos. Número bem menor do que os escravos da zona açucareira.
 
Portanto,
 
As assertivas I, II e III são verdadeiras.
 
Resposta baseada na fonte:
 
LIBBY, Douglas Cole. "Mineração Escravista". In: Dicionário da Escravidão e Liberdade. 50 textos críticos. SCHWARCZ, Lilia Moritz e GOMES, Flávio dos Santos (Org.) São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *