Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Tanto que se viu a abundância do ouro que se tirava e a largueza com que se pagava tudo o que lá ia, logo se fizeram estalagens e logo começaram os mercadores a mandar às Minas Gerais o melhor que chega nos navios do Reino e de outras partes. De todas as partes do Brasil, se começou a enviar tudo o que dá a terra, com lucro não somente grande, mas excessivo. Daqui se seguiu, mandarem-se às Minas Gerais as boiadas de Paranaguá, e às do rio das Velhas, as boiadas dos campos da Bahia, e tudo o mais que os moradores imaginaram poderia apetecer-se de qualquer gênero de cousas naturais e industriais, adventícias e próprias.

(Adaptado de André Antonil, Culturae O pulêdn oc Bi raasil . Belo Horizonte: Itatiaia-Edusp, 1982, p. 169-171.)

Sobre os efeitos da descoberta das grandes jazidas de metais e pedras preciosas no interior da América portuguesa na formação histórica do centro-sul do Brasil, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A demanda do mercado consumidor criado na zona mineradora permitiu a conexão entre diferentes partes da Colônia que até então eram pouco integradas.

Gabarito: Letra A

 

A demanda do mercado consumidor criado na zona mineradora permitiu a conexão entre diferentes partes da Colônia que até então eram pouco integradas.

 

A "corrida do ouro" para o interior do Brasil, principalmente em Minas Gerais, fez explodir o número de pessoas nessa região em busca de enriquecimento rápido. Sem qualquer planejamento por ser um movimento atrativo e impulsivo, a região das Minas recebeu pessoas de Portugal continental e de outras partes da colônia.

 

De acordo com Luiz Koshiba, como a mineração era uma atividade em tempo integral houve a necessidade de permanência das pessoas que se deslocaram para essas regiões centrais da colônia. Essas pessoas precisaram residir em algum local. Daí surgiram os arraiais para abrigar essa população. Além disso, essa população que chegou em grandes quantidades necessitava se alimentar. Como a região não tinha autossuficiência em produção de mercadorias, as regiões vizinhas acabaram fornecendo os produtos de gênero alimentício e, posteriormente, outros produtos para consumo. Podemos notar que houve uma integração entre a região central e outras áreas da colônia, como o sul, que fornecia carne para alimentar a população das Minas. Além disso, o ouro precisava ser exportado para Portugal o que possibilitou a criação de caminhos/estradas até o porto para escoamento. Esses caminhos foram utilizados por tropeiros para abastecer a região mineradora.

 

Os tropeiros costumavam sair do sul da colônia, de São Paulo, da Bahia e do Rio de Janeiro. Essas quatro localidades seriam os principais pontos de conexão entre a região mineradora e as demais capitanias do Brasil. Por essas conexões circulavam diversos produtos como o gado e produtos de origem bovina, peixes, frutas, farinha, aves, escravos e ouro contrabandeado.

   

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: A partir da criação de rotas de comércio entre os campos do sul da Colônia e a região mineradora, Sorocaba e suas feiras perderam a relevância econômica adquirida no século XVII.

 

Ocorreu o contrário, com a criação de rotas de comércio que ligavam o sul ao centro da colônia onde estava a região mineradora, Sorocaba e suas feiras ganharam relevância econômica. Sorocaba, por exemplo, no século XVIII passou a ser uma localidade que recebia animais e tropeiros vindos do sul e que depois eram encaminhados às Minas para abastecimento da população residente naquela localidade.

 

Letra C: O desenvolvimento socioeconômico da região das minas e do centro-sul levou a Coroa a deslocar a capital da Colônia de Salvador para Ouro Preto em 1763.

 

O desenvolvimento socioeconômico das região mineradora e do centro-sul fez com que a Coroa Portuguesa deslocasse a capital da Colônia de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763.

   

Letra D: Como o solo da região mineradora era infértil, durante todo o século XVIII sua população importava os produtos alimentares de Portugal ou de outras capitanias.

 

O solo da região mineradora não era infértil. A necessidade de importação de produtos alimentares de outras regiões da colônia ocorreu pela incapacidade de abastecimento da região mineradora, ou seja, existiam mais pessoas na região do que alimentos produzidos.

   

Referências:

 

KOSHIBA, Luiz. História do Brasil no contexto da história ocidental. São Paulo: Atual, 2003.

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

 

STRAFORINI, Rafael, GARCIA, Liliana e CASTRO, José Flávio Morais. "tropas e tropeiros em Sorocaba: a importância dos muares na produção de um espaço".GEOGRAFIA, Rio Claro, Vol. 23(2): 7-34, agosto 1998.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *