Segundo nos informa Darcy Ribeiro (1995, p.194), em fins do século XVI, a colônia possuía 3 cidades, a maior delas, Salvador, então sede do Governo Geral, contava com aproximadamente 15 mil habitantes; no final do século XVII, salvador tinha em torno de 30 mil habitantes e Recife tinha 20 mil. Ao final do século XVIII, enquanto cidades centenárias como Salvador e Recife tinham por volta de 40 mil e 25 mil habitantes, respectivamente, a jovem cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto, elevada à categoria de Vila somente em 1711, já possuía cerca de 30 mil habitantes.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 194.
O fenômeno demográfico do rápido crescimento populacional de Vila rica (Ouro Preto) no século XVIII é atribuído
- A) ao processo de interiorização da colonização portuguesa no Brasil a partir da expansão da atividade pecuarista, por meio das correntes do sertão de dentro, oriunda da Bahia, e do sertão de fora originária de Pernambuco.
- B) à grande migração de colonos e de pessoas oriundas de Portugal para a região que hoje é Minas Gerais, em função das descobertas de jazidas de ouro e pedras preciosas, o que fez surgirem vários centros urbanos na área.
- C) ao estímulo ao desenvolvimento da colônia, promovido por Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, secretário de Estado do Reino, sob o reinado de D. José I, que incentivou a indústria e a educação no Brasil.
- D) à ocupação de vastos espaços do território da colônia por colonos espanhóis das regiões do Potosi e do Rio da Prata, quando ocorreu a União Ibérica (1580-1640), época em que reis hispânicos governaram o reino de Portugal.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) à grande migração de colonos e de pessoas oriundas de Portugal para a região que hoje é Minas Gerais, em função das descobertas de jazidas de ouro e pedras preciosas, o que fez surgirem vários centros urbanos na área.
Gabarito: Letra B
à grande migração de colonos e de pessoas oriundas de Portugal para a região que hoje é Minas Gerais, em função das descobertas de jazidas de ouro e pedras preciosas, o que fez surgirem vários centros urbanos na área
A questão quer saber qual das alternativas aponta corretamente um fator para o rápido crescimento populacional em Vila Rica durante o século XVIII.
Para resolver precisamos recordar que o século XVIII é chamado de o “século do ouro” no Brasil, momento em que a produção aurífera chega ao seu auge. A mineração atraiu um grande contingente de pessoas de outras partes da colônia e também do além-mar, pois muitos portugueses deixaram Portugal metropolitano para se instalarem na região mineradora a fim de enriquecerem rapidamente.
Como a atividade mineradora era realizada em tempo integral, toda mercadoria necessária ao consumo na região vinha de fora. Assim, ao lado dos mineradores foram se instalando artesãos e comerciantes, dando à ocupação um caráter fortemente urbano, além de diversificar as atividades produtivas.
O inchaço populacional foi tamanho que ao longo da região mineradora foram se constituindo núcleos populacionais com grande contingente de habitantes. Foram os casos de Vila Rica, já citada pela questão, Sabará, Mariana e São João Del-Rei.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: ao processo de interiorização da colonização portuguesa no Brasil a partir da expansão da atividade pecuarista, por meio das correntes do sertão de dentro, oriunda da Bahia, e do sertão de fora originária de Pernambuco.
A atividade pecuária se concentrou no interior do Nordeste, partindo de duas regiões. A primeira saía da Bahia e a segunda de Pernambuco. Ao longo dos rios e riachos do chamado sertão, currais e fazendas foram se constituindo e formando os primeiros povoados. Portanto, a pecuária fez a interiorização do nordeste, mas não atuou diretamente na urbanização das vilas e cidades da região mineradora.
Letra C: ao estímulo ao desenvolvimento da colônia, promovido por Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, secretário de Estado do Reino, sob o reinado de D. José I, que incentivou a indústria e a educação no Brasil.
Pombal assumiu o cargo de secretário de Estado do reino português no momento em que a mineração estava em seu auge e exerceu poder para controlar e administrar a região a fim de evitar contrabando de minérios e garantir que fosse aplicada corretamente a arrecadação fiscal.
Letra D: à ocupação de vastos espaços do território da colônia por colonos espanhóis das regiões do Potosi e do Rio da Prata, quando ocorreu a União Ibérica (1580-1640), época em que reis hispânicos governaram o reino de Portugal.
Essa alternativa fala de um momento anterior à mineração e à fundação de vilas e cidades na região mineradora. No contexto da União Ibérica a principal atividade que gerava lucro era a agricultura, em especial, o cultivo de cana-de-açúcar.
Referências:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.
KOSHIBA, Luiz. História do Brasil no contexto da história ocidental. São Paulo: Atual, 2003.
Deixe um comentário