“Empenhados em imprimir a marca da metrópole na colônia, os jesuítas tentavam transformar os nativos em cristãos. Essa era a missão. A recém fundada Companhia de Jesus, ao invés de cristianizar mouros em Jerusalém, preferiu fazê-lo na América.
” PRIORE, Mary Del. Histórias da gente brasileira: volume 1: colônia. Rio de Janeiro: LeYa, 2016. Pp 55/56
O trecho trata dos jesuítas e da Companhia de Jesus. Com base nos seus conhecimentos sobre essa instituição, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A Companhia de Jesus foi fundada por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados por Santo Inácio de Loyola, durante a conjuntura da Contrarreforma, visando à difusão da religião católica por diversos locais do mundo.
PORQUE
II – Os jesuítas vieram ao Brasil com a missão de catequizar os indígenas e disseminar o catolicismo, porém eles tiveram diversas desavenças com os colonos, uma vez que os jesuítas opuseram-se à escravidão indígena.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
- A) As asserções I e II são proposições falsas.
- B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
- C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta:
A resposta correta é a letra E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação: A asserção I é verdadeira, pois a Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola e outros estudantes da Universidade de Paris durante a Contrarreforma, com o objetivo de difundir a religião católica em diversas partes do mundo.
A asserção II também é verdadeira, pois os jesuítas vieram ao Brasil com a missão de catequizar os indígenas e disseminar o catolicismo, e eles se opuseram à escravidão indígena, o que gerou desavenças com os colonos.
No entanto, a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I, pois a fundação da Companhia de Jesus não foi motivada pela catequese dos indígenas no Brasil, mas sim pela difusão da religião católica em geral.
Deixe um comentário