Continua após a publicidade..
“O termo ‘donatário’ era utilizado para designar os particulares que recebiam uma doação régia da coroa. O sistema das donatarias foi utilizado a partir do século XV com a expansão ultramarina portuguesa, como forma de evitar despesas na administração das conquistas para o tesouro régio. As conquistas ultramarinas, notadamente os arquipélagos atlânticos, Angola e Brasil, foram concedidos a particulares portugueses, em forma de donatarias, durante os séculos XV e XVI, com o intuito de assegurar as regiões conquistadas e promover o desenvolvimento das capitanias e a expansão da fé católica.”
(Disponível em: https://edittip.net/2014/02/04/donatarios/.)
Dentre os direitos dos donatários podemos destacar:
- A) Garantir, através de impostos e fiscalização, o cartel pessoal no comércio e na exploração de pau-brasil.
- B) Monopolizar a negociação do açúcar, principalmente na faixa litorânea, com os flamengos (holandeses).
- C) Exercer o poder político-administrativo em sua capitania e escravizar índios para serem usados como mão de obra.
- D) Administrar os aldeamentos (tribos indígenas que apoiavam a colonização sob o controle dos jesuítas), impedindo a escravização indígena.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv2$@$
A alternativa correta é letra C) Exercer o poder político-administrativo em sua capitania e escravizar índios para serem usados como mão de obra.
Os donatários eram particulares que recebiam uma doação régia da coroa portuguesa, com o objetivo de administrar as conquistas ultramarinas, como os arquipélagos atlânticos, Angola e Brasil. Entre os direitos dos donatários, estava o de exercer o poder político-administrativo em sua capitania e escravizar índios para serem usados como mão de obra.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário