“O período de fastígio coincide com a primeira metade do século XVII. Em geral, a esse tempo, quase todas as ordens religiosas haviam atingido grande prosperidade”. (PIRATININGA Jr., 1991, p. 29). Assinale a alternativa correta:
- A) A “Lei de Terras” ressentiu a expansão patrimonial das ordens religiosas
- B) A política pombalina empenhou-se em enfraquecer as ordens religiosas
- C) As irmandades religiosas são a prova da enrijecida ação do catolicismo nos trópicos
- D) As fazendas beneditinas desenvolveram-se com o uso restrito de mão de obra dos africanos cativos
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A política pombalina empenhou-se em enfraquecer as ordens religiosas
Gabarito: Letra B
Na segunda metade do século XVIII, o governo português, liderado pelo Marquês de Pombal, começou a controlar estritamente o patrimônio religioso em suas colônias.
As posições anticIericais de Pombal culminaram com o confisco das propriedades jesuítas, o fim da administração das missões e por fim, a expulsão dos jesuítas. Tudo isso é o resultado de um processo de laicização do despotismo esclarecido.
Os religiosos foram obrigados a enviar listas completas de suas propriedades e proibidos de efetuar qualquer transação imobiliária sem a autorização do Rei José I.
Mas os jesuítas não foram os únicos a sofrerem com a política do Marquês. Os beneditinos e carmelitas também foram alvos de políticas de enfraquecimento, mas bem menos graves do que as desferidas contra os jesuítas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: A “Lei de Terras” ressentiu a expansão patrimonial das ordens religiosas
A Lei de Terras de 1850 não prejudicou a expansão patrimonial e o acúmulo de renda obtidos com a propriedade das terras. Por exemplo, a ordem dos beneditinos ao sofrer com a tentativa de intervenção do estado imperial no seu patrimônio criou a estratégia de arrendar as terras para particulares.efetivando o seu domínio por mais tempo.
Letra C: As irmandades religiosas são a prova da enrijecida ação do catolicismo nos trópicos
As irmandades religiosas foram um dos importantes instrumentos da ação missionária católica na América Portuguesa. Atuaram catequizando os indígenas no interior da Amazônia e no sul do Brasil. Tinham metodologias próprias para evangelização e algumas delas eram formadas por escravizados e libertos.
Letra D: As fazendas beneditinas desenvolveram-se com o uso restrito de mão de obra dos africanos cativos.
Desde o século XVI, as principais ordens religiosas utilizaram mão de obra escrava, indígena e africana em suas propriedades. Segundo Robson Pedrosa Costa, no século XVIII os beneditinos passaram a ser a ordem religiosa mais próspera e com muitas propriedades na qual contavam com muitos escravizados. Os beneditinos libertaram seus escravizados em 1871.
Referências:
COSTA, Robson Pedrosa. “Os monges emancipadores: a Ordem de São Bento e suas estratégias de liberação dos escravos, 1866-1871”. Revista latino-americana de História. Disponível em: http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/viewFile/637/601. Acesso: 10 ago. 2020.
MOTTA, Márcia Maria Menendes. “Terra da Igreja, Terra da Nação: embates e conflitos na construção do Império do Brasil”. In: CARVALHO, José Murilo de (ORG). Nação e cidadania no Império novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
Deixe um comentário