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Quanto à implantação da economia açucareira no Brasil colonial, ainda no séc XVI, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a base da unidade de produção de açúcar era o engenho.

Gabarito: Letra A

 

(a base da unidade de produção de açúcar era o engenho.)

 

O açúcar foi um dos principais produtos exportados pela colônia portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII. Ele era obtido através de uma série de processos que tinham como lugar central o engenho.

 

De acordo com Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, os engenhos correspondiam ao conjunto de terras e equipamentos instalados em grandes propriedades onde se plantava cana para a produção do açúcar e da aguardente. Além dos canaviais, as terras eram utilizadas para plantação de alimentos, pastagens de animais, extração de madeiras e outros recursos naturais.

   

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: a mão de obra típica da economia açucareira era o trabalho indígena pago por meio de escambo.

 

A mão de obra inicial na economia açucareira era composta por indígenas, escravizados ou não. Entretanto em meados do século XVI ocorreu a transição para a mão de obra escravizada, que passou a ser a mão de obra típica.

 

Letra C: a economia açucareira vigorou principalmente na região Sudeste do Brasil.

 

A economia açucareira vigorou principalmente na região Nordeste do Brasil com destaque também para produções em capitanias do Sudeste, como a de São Vicente e do Rio de Janeiro.

 

Letra D: a produção açucareira se destacou no Vale do Paraíba, tornando a capitania de São Paulo o principal pólo econômico brasileiro no século XVII.

 

A produção açucareira se destacou no Nordeste, principalmente em Pernambuco e na Bahia, principais áreas econômicas brasileiras no século XVII. No Vale do Paraíba se destacou a produção cafeeira no século XIX.

 

Letra E: os donos de engenho só poderiam ser, exclusivamente, portugueses.

 

Não havia exclusividade para ser um dono de engenho. Os donos de engenho poderiam ser portugueses, luso-brasileiros, judeus ou holandeses.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 7° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.

 
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