Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Entre as medidas tomadas pelo marquês de Pombal, para o governo do Brasil, é possível destacar:

 

1) a criação da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba.

2) a extinção do monopólio comercial da Coroa portuguesa sobre o açúcar do Brasil.

3) a instituição do Governo Geral com sede em Salvador.

4) a retirada dos Jesuítas da direção das missões indígenas.

5) a transferência para o Rio de Janeiro da capital do Brasil.

 

Estão corretas apenas

Resposta:

A alternativa correta é letra D) 1 e 4

Gabarito da banca: Letra D

 

Meu gabarito: Anulada por não existir alternativa correta

 

Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, foi secretário de estado do reino português durante o reinado de D. José I (1750-1777). Pombal é tradicionalmente reconhecido como um nome ligado ao despotismo esclarecido, por promover reformas no estado português que tinham inspirações em proposições de filósofos e pensadores iluministas.

 

Vamos analisar as proposições.

 

1) a criação da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba. (CORRETA)

 

A criação de Companhias Comerciais foi um traço marcante na política econômica do reinado de D. José I e de seu secretário de estado, o Marquês de Pombal. Em 1755, o secretário criou a Companhia de Comércio do Grão-Pará e do Maranhão para atender a essa região com o abastecimento de produtos metropolitanos e quatro anos mais tarde houve a criação de nova empresa, a Companhia de Comércio de Pernambuco e Paraíba.

 

 

2) a extinção do monopólio comercial da Coroa portuguesa sobre o açúcar do Brasil. (INCORRETA)

 

A gestão de Pombal reforçou o monopólio comercial sobre o açúcar brasileiro. O secretário de estado buscou a todo custo evitar contrabando desse produto para que o reino português não sofresse com evasão de recursos obtidos com a venda do açúcar brasileiro, produto de extrema importância no mercado internacional.

 

 

3) a instituição do Governo Geral com sede em Salvador. (INCORRETA)

 

A instituição de um Governo Geral com sede em Salvador foi medida tomada pela monarquia portuguesa a partir da década de 1540, quando o comércio com as Índias passa a sofrer declínio ao mesmo tempo em que o modelo administrativo das capitanias hereditárias se mostrou um fracasso. Logo, o modelo administrativo mais centralizado conhecido como Governo Geral foi anterior à gestão de Pombal à frente da secretária de estado.

 

4) a retirada dos Jesuítas da direção das missões indígenas. (CORRETA)

 

Pombal era um defensor da não participação de missões religiosas em assuntos de interesse do estado português. Em matéria de relacionamento com indígenas, o secretário de estado elaborou juntamente com o seu irmão Francisco  Xavier,  governador de uma das capitanias do norte do Brasil, a legislação indígena que ficou conhecida como Diretório dos Índios. Nesse sentido, os jesuítas foram expulsos da missões que passaram a ser administradas por funcionários conhecidos como diretores. O diretório era um programa de colonização dos índios da Amazônia mediante casamentos mistos entre luso-brasileiros e índias, o ensino da língua portuguesa e a promoção econômica da região.

 

5) a transferência para o Rio de Janeiro da capital do Brasil. (CORRETA)

 

Em 1763 ocorreu a transferência da capital do vice-reino de Salvador para o Rio de Janeiro. Essa mudança administrativa liga-se ao contexto da mineração, pois a cidade era mais próxima das regiões mineradoras, além de possuir um bom porto para escoamento de produtos e ser um importante entreposto comercial.

 

 

Como visto, existem três opções corretas: 1, 4 e 5, mas não existem alternativas apontando essa sequência como correta. Portanto, trata-se de uma questão que poderia ser anulada.

 

 

Referência:

 

MONTEIRO, Nuno. "As reformas na monarquia pluricontinental portuguesa: de Pombal a dom Rodrigo de Sousa Coutinho". In: FRAGOSO, João Luís Ribeiro e GOUVÊA, Maria de Fátima. O Brasil Colonial (1720-1821). Volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *