Observe a charge a seguir:
A charge acima representa ao primeiros anos logo após a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
É correto afirmar que entre as principais características desse período temos
- A) extração do Pau-Brasil por meio do estanco (troca ), onde os indígenas realizavam o corte da madeira e recebiam em troca objetos vistosos, mas de estimado valor, como espelhos, armamentos e tecidos diversos.
- B) extração das drogas do sertão por meio de trabalho escravo, pelo qual os exploradores aproveitaram para iniciar o processo de ocupação territorial do Brasil a partir da construção de feitorias.
- C) construção das primeiras feitorias com a finalidade de estimular a vinda de colonos para a produção de riquezas, como a cana de açúcar, e consequenternente efetivar a ocupação do território brasileiro garantindo a presença portuguesa.
- D) extração do Pau-Brasil por meio do escambo (troca ), onde os indígenas realizavam o corte e o transporte da madeira recebendo em troca objetos de pouco valor, como espelhos, miçangas e instrumentos de ferro.
- E) distribuição das primeiras sesmarias, por meio de Estanco, aos donatários que estavam se instalando no Brasil, destacando-se, nesse processo, o arrendatário Fernando de Noronha, que se notabilizou na extração do Pau-Brasil.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) extração do Pau-Brasil por meio do escambo (troca ), onde os indígenas realizavam o corte e o transporte da madeira recebendo em troca objetos de pouco valor, como espelhos, miçangas e instrumentos de ferro.
Gabarito: Letra D
A charge ilustra a primeira forma de utilização da mão de obra indígena pelos colonizadores portugueses chamado de escambo. O português na imagem oferece um chaveiro de Portugal para o índio que carrega nas costas uma madeira de pau-brasil.
O escambo consistia na troca da força de trabalho indígena, que era usada para cortar as árvores de pau-brasil, além de carregar as madeiras para as feitorias. Em troca do trabalho os indígenas recebiam espelhos, tecidos, facas, canivetes, machados.
Mas não foram apenas os portugueses que utilizaram o escambo como recurso para extrair o pau-brasil. Outros estrangeiros também passaram a adotar a mesma relação econômica para obter a madeira tão apreciada na Europa.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: extração do Pau-Brasil por meio do estanco (troca ), onde os indígenas realizavam o corte da madeira e recebiam em troca objetos vistosos, mas de estimado valor, como espelhos, armamentos e tecidos diversos.
A extração do Pau-Brasil era feita através do escambo e não do estanco. O estanco era o monopólio da Coroa Portuguesa sobre a exploração da madeira.
Letra B: extração das drogas do sertão por meio de trabalho escravo, pelo qual os exploradores aproveitaram para iniciar o processo de ocupação territorial do Brasil a partir da construção de feitorias.
A charge não apresenta referência à extração de drogas do sertão, produtos que eram valorizados na Europa e que eram cultivados na região norte e nordeste do Brasil.
Letra C: construção das primeiras feitorias com a finalidade de estimular a vinda de colonos para a produção de riquezas, como a cana de açúcar, e consequenternente efetivar a ocupação do território brasileiro garantindo a presença portuguesa.
A charge não apresenta referência à construção de feitorias. Estas eram postos de armazenagem de madeira e carregamento de navios.
Letra E: distribuição das primeiras sesmarias, por meio de Estanco, aos donatários que estavam se instalando no Brasil, destacando-se, nesse processo, o arrendatário Fernando de Noronha, que se notabilizou na extração do Pau-Brasil.
A charge não apresenta referência à distribuição de sesmarias. Estas eram lotes de terras distribuídas pela Coroa e depois pelos donatários para a ocupação do território na América Portuguesa. Elas não eram distribuídas através do Estanco.
Referência:
VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.
Deixe um comentário