Conforme a ocupação do território brasileiro se interiorizou, as atividades econômicas desenvolvidas na América portuguesa diversificaram-se.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil entre os séculos XVI e XVIII foram, EXCETO:
- A) Cultivo do café.
- B) Extração do Pau-Brasil.
- C) Produção da cana-de-açúcar.
- D) Exploração do ouro e diamantes.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Cultivo do café.
Gabarito: alternativa A)
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil entre os séculos XVI e XVIII foram, EXCETO:
a) Cultivo do café.
O café foi a base da economia brasileira no século XIX, período de seu auge, um século após o período retratado pela questão. No século seguinte, a Crise de 1929, marcada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque, foi fatal para muitos cafeicultores do Brasil, haja vista que os Estados Unidos eram os principais compradores do café brasileiro.
b) Extração do Pau-Brasil.
A extração do Pau-Brasil foi a primeira atividade exploratória em grande escala realizada pelos portugueses no Brasil. Essa exploração ocorreu no século XVI, dentro do período mencionado pela questão.
c) Produção da cana-de-açúcar.
A exploração da cana de açúcar foi uma atividade presente nas estruturas do Brasil colonial. Dessa forma, entre os séculos XVI e XVIII o açúcar rendeu muitos lucros para a Coroa Portuguesa e para os grandes latifundiários. A monocultura da cana foi responsável pela vinda de muitos escravizados africanos que trabalharam nos engenhos, sobretudo, do Nordeste brasileiro.
d) Exploração do ouro e diamantes
A exploração do ouro e diamantes em terras brasileiras teve início em fins do século XVII e viu seu auge na primeira metade do século XVIII. A mineração do ouro, sobretudo na região das Minas Gerais, ocasionou um aumento populacional e uma urbanização em diversas cidades.
Deixe um comentário