Conflito ocorrido entre os proprietários de terras e senhores de engenho de Olinda e a elite comercial de Recife, entre 1709 e 1 711. Após a expulsão dos holandeses, em 1654, os senhores de engenho da região, além de perderem o mercado de açúcar para os antilhanos, tiveram que enfrentar os comerciantes portugueses que passaram a elevar taxas e a executar hipotecas. O texto refere-se à:
- A) Revolta de Beckrnan.
- B) Guerra Guaranítica.
- C) Revolta dos Malês.
- D) Insurreição Pernambucana.
- E) Guerra dos Mascates.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Guerra dos Mascates.
Gabarito: Letra E
O enunciado faz referência ao episódio na história do Brasil chamado de Guerra dos Mascates.
Foi uma disputa travada entre as elites agrárias de Olinda e as elites do comércio do Recife, disputa que envolvia qual vila seria a mais importante da capitania de Pernambuco. Os comerciantes do Recife eram chamados pejorativamente de "Mascates" pelos olindenses.
Muitos olindenses haviam contraído empréstimos com os recifenses e não pretendiam pagar por isso.
Recife pleiteou junto a Portugal à mudança de status. Queria deixar de ser povoado para se tornar uma vila, algo que era inaceitável pelas elites de Olinda.
Assim, a disputa foi resolvida pela Coroa com a confirmação de Recife como vila em 1711.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: A Revolta de Beckman ocorreu no século XVII (1684) no Maranhão. Foi motivada pelo não cumprimento do acordo estabelecido pela Companhia de Comércio do Maranhão, órgão criado pela Coroa Portuguesa para dinamizar o comércio maranhense. A Companhia era responsável por trazer produtos da Europa e levar produtos coloniais para a Europa. Entretanto, o órgão não cumpriu com o combinado, pois vendia os produtos europeus a um alto valor e comprava os produtos coloniais a um baixo preço. Além disso, não conseguia abastecer o Maranhão com escravos da África, para substituir a mão de obra indígena.
Letra B: Movimento de resistência organizado pelos jesuítas e indígenas na região dos Sete Povos das Missões entre 1754 e 1756. Os jesuítas e indígenas não aceitaram os termos do Tratado de Madri de 1750 elaborado por portugueses e espanhóis para demarcar fronteiras, uma vez que tinham que se deslocar da região. Entraram em conflito e foram derrotados pelas tropas luso-espanholas.
Letra C: Revolta ocorrida em Salvador, organizada por escravos de cultura muçulmana durante o período regencial, no século XIX.
Letra D: Trata-se de um evento ocorrido no século XVII (1645-1654) marcado pela resistência dos colonos luso-brasileiros à permanência dos holandeses em Pernambuco.
Resposta baseada na fonte:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris. História. 8º ano. São Paulo: Ática, 2018.
Deixe um comentário