Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O estudo da sociedade mineira do século XVIII, sua diversificação e suas especificidades em relação à sociedade açucareira é importante para a compreensão tanto do papel econômico desempenhado pela região de Minas Gerais no universo colonial brasileiro quanto de suas particularidades em termos de costumes e valores. Sobre o ensino do tópico orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Na região das minas há uma separação rígida entre as atividades agrícolas e mineratórias.

Gabarito: ALTERNATIVA A

  

O estudo da sociedade mineira do século XVIII, sua diversificação e suas especificidades em relação à sociedade açucareira é importante para a compreensão tanto do papel econômico desempenhado pela região de Minas Gerais no universo colonial brasileiro quanto de suas particularidades em termos de costumes e valores. Sobre o ensino do tópico orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

  • a)  Na região das minas há uma separação rígida entre as atividades agrícolas e mineratórias.

O processo de ocupação da capitania das Minas Gerais no século XVIII foi bastante caótico e acompanhado por uma série de dificuldades. Atraídos pela possibilidade da mineração, os primeiros colonos da região se lançavam ao interior do continente sem uma organização adequada na pressa do ganho rápido pela descoberta de ouro. Isso implicou que muitos esforços de interiorização fossem acompanhados por ciclos de fome e por alguma desordem social, já que não se estruturava ao mesmo tempo uma rede de abastecimento. Com o aumento da complexidade da extração do ouro pelo rareamento do ouro de aluvião, as zonas de mineração ficaram mais concentradas, mas isso não impedia ainda alguns surtos de expansão, o que se chocava com áreas dedicadas à atividade agrícola. Portanto, não se pode querer encontrar uma organização rígida nesse universo, nem mesmo para as zonas de mineração. Por ser a única a apresentar erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  Embora se aceite que a sociedade mineradora, comparada à sociedade açucareira, era mais “flexível” e “democrática” em relação às possibilidades de ascensão social, deve-se ressaltar que sociedades do tipo de Antigo Regime são, seja no meio rural seja no meio urbano, sociedades estamentais.

A sociedade mineradora acabava por movimentar uma série de atividades urbanas que não eram demandadas propriamente na sociedade açucareira por conta da própria complexidade da mineração. O controle estatal sobre as zonas auríferas exigia todo um aparato burocrático e técnico especializado, que ia desde as casas de fundição à inspeção direta nas minas. Consequentemente, as cidades se tornam mais complexas com a organização de todo um setor de serviços ao mesmo tempo em que a agricultura para abastecimento dessas cidades se divorcia da atividade principal, atraindo mercadores e profissionais liberais para esses centros urbanos. Essa nova conformação social, de fato, inspirava novas possibilidades de ação individual, o que dava certa flexibilidade por conta da complexidade social - ao passo que a sociedade açucareira tinha atividades e papeis sociais muito mais bem definidos e rígidos. Além disso, a aventura aurífera sempre dá uma possibilidade (ainda que pequena) para o enriquecimento rápido de aventureiros, o que era impensável no universo da plantation da sociedade açucareira. No entanto, também é correto observar que o século XVIII mineiro operava sob as estruturas do Antigo Regime, cuja lógica privilegiava as relações aristocráticas e as posições associadas à origem, o que contribuía para diminuir as margens dessa mobilidade. Sem erros na alternativa.

 
  • c)  A sociedade que se constitui na região de Minas Gerais ao longo do século XVIII apresenta uma série de especificidades em relação à sociedade que, durante a colonização, dedicou-se à produção de gêneros agrícolas para exportação.

Essa alternativa basicamente repete parte do argumento da anterior, o que é um importante indicativo de que nenhuma das duas contém erros. A capitania das Minas Gerais sofreu, além do comentado acima, dois processos muito curiosos para a conformação de uma sociedade singular no século XVIII. A própria formação da capitania se baseava no controle dos seus limites territoriais, com o governo limitando o acesso à região aurífera e diminuindo a pressão externa àquela sociedade que se conformava. Por outro lado, o ciclo do ouro se manteve por poucas décadas daquele século, com a produção decaindo expressivamente e diminuindo o afluxo de migrantes para as Minas Gerais. Sem maiores atrativos econômicos por décadas, Minas Gerais formou uma sociedade singular com poucas influências externas após o seu declínio econômico, estando pouco conectada com centros emergentes como o Rio de Janeiro e São Paulo e ainda distante dos centros tradicionais do Nordeste brasileiro. Sem erros na alternativa.

 
  • d)  A descoberta do ouro em fins do século XVII provocou um substantivo deslocamento populacional para as zonas auríferas.

A alternativa é bastante óbvia: o sonho do Eldorado no interior do continente era capaz de mover multidões em busca da riqueza rápida e ilimitada. As descobertas dos bandeirantes de pedras e metais preciosos no interior no final do século XVII foi um gatilho importante para a interiorização da colonização na região. Inclusive, um dos motivos estratégicos para a criação da capitania das Minas Gerais foi a manutenção do do controle estrito da administração colonial sobre a zona aurífera, que passava a ser fechada do acesso pelo mar e controlada por forças regulares. Sem erros na alternativa.

  

Como exposto acima, um raciocínio lógico elementar sobre as informações contidas nos permitiriam excluir as três alternativas que não continham erros. Ou seja, mesmo com pouco conhecimento sobre o tema mas com a mínima sensibilidade, seria possível ao candidato superar a questão. Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *