Grande parte da população brasileira que possui algum conhecimento da história do país, em especial da fase colonial, acredita que a colônia não passou de um mero resultado das determinações metropolitanas. Sobre o ensino do “sistema colonial” e a realidade efetiva da colonização: política metropolitana versus diversificação econômica e interesses locais, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
- A) É preciso que a ideia de colônia passiva seja construída e trabalhada dentro de sala de aula para que o aluno consiga compreender aspectos importantes da vida colonial.
- B) Para se trabalhar com a dinâmica do sistema colonial com alunos do Ensino Fundamental é importante que eles tenham noções básicas do que foi e como aconteceu o processo de expansão econômica europeia e os descobrimentos nos séculos XV e XVI.
- C) O tráfico negreiro possui um papel importante visto que esses estudos mostram o caráter colonial da atividade e sua importância para a acumulação endógena.
- D) Acredita-se, hoje em dia, que a economia local tinha um grau relevante de autonomia no que diz respeito ao capital mercantil.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) É preciso que a ideia de colônia passiva seja construída e trabalhada dentro de sala de aula para que o aluno consiga compreender aspectos importantes da vida colonial.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Grande parte da população brasileira que possui algum conhecimento da história do país, em especial da fase colonial, acredita que a colônia não passou de um mero resultado das determinações metropolitanas. Sobre o ensino do “sistema colonial” e a realidade efetiva da colonização: política metropolitana versus diversificação econômica e interesses locais, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
- a) É preciso que a ideia de colônia passiva seja construída e trabalhada dentro de sala de aula para que o aluno consiga compreender aspectos importantes da vida colonial.
O próprio enunciado dá uma pista bastante importante para que se compreenda o erro dessa alternativa. Lá está escrito que o senso comum insiste em pensar que "a colônia não passou de um mero resultado de determinações metropolitanas", o que nos dá um encaminhamento decisivo para solucionar a questão. Está muito longe da verdade a construção tradicional de uma colônia passiva: a historiografia mais recente sobre o tema dá conta de uma vida política colonial muito ativa e longe de apenas reproduzir os desígnios metropolitanos. A única forma de se acessar de fato os tais "aspectos importantes da vida colonial" é reconhecê-la como polo ativo das suas relações e, portanto, corresponsável por seu próprio destino. Por ser a única que apresenta erros esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
- b) Para se trabalhar com a dinâmica do sistema colonial com alunos do Ensino Fundamental é importante que eles tenham noções básicas do que foi e como aconteceu o processo de expansão econômica europeia e os descobrimentos nos séculos XV e XVI.
O sistema colonial previa o exclusivo de comércio da colônia frente à Metrópole, o que orientava parte significativa da vida econômica colonial para o ambiente externo. Portanto, nada mais natural do que associar a compreensão desse aspecto da vida colonial às transformações europeias do período e seus desafios. Por exemplo, não se pode descartar a ascensão mercantilista e as rivalidades entre os impérios coloniais como formadores das tônicas gerais da relação econômica entre colônia e Metrópole. Sem erros na alternativa.
- c) O tráfico negreiro possui um papel importante visto que esses estudos mostram o caráter colonial da atividade e sua importância para a acumulação endógena.
O tráfico negreiro foi a base de fornecimento de mão de obra para a plantation de maneira estável e sustentável ao longo dos séculos. Lembremos, sobre isso, que praticamente toda agroexportação colonial era organizada em torno da exploração do trabalho escravo e que o uso de indígenas nessa posição se provou bastante falho logo no século XVI. O tráfico negreiro, portanto, esteve entranhado nos três séculos de vida colonial e na organização de um acúmulo de capital. Sem erros na alternativa.
- d) Acredita-se, hoje em dia, que a economia local tinha um grau relevante de autonomia no que diz respeito ao capital mercantil.
Como apontado no comentário à primeira alternativa, a colônia tinha, sim, uma vida bastante ativa e distante das ordens verticais do governo metropolitano. O capital mercantil, de fato, dominava a agroexportação e as tratativas gerais do chamado pacto colonial; no entanto, isso não significa que não havia toda uma rede de trocas e de organização econômica locais. Note bem o estudante que essas alternativas são mutuamente excludentes: ou aceitamos o ensino (errôneo) da passividade colonial ou passamos a observar os pontos de autonomia frente ao poder metropolitano. E isso é uma indicação bastante forte sobre qual das alternativas apresentava algum erro. Sem erros na alternativa.
Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA A.
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