Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere as seguintes afirmativas sobre a sociedade e a economia açucareiras entre os séculos XVI e XVII do período colonial brasileiro:

 

 

Assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

Gabarito: ALTERNATIVA B

  

Considere as seguintes afirmativas sobre a sociedade e a economia açucareiras entre os séculos XVI e XVII do período colonial brasileiro:

 
  • 1. O período de produção açucareiro pode ser compreendido em seus aspectos econômicos como a primeira iniciativa de colonização do Brasil, em que o açúcar era o principal produto no comércio com a metrópole.

De fato, a colonização portuguesa na América só passa a ser compreendida como um processo realmente sólido em meados do século XVI, quando são fundadas as primeiras cidades e o cultivo de cana de açúcar é um vetor desse processo. As primeiras décadas após a chegada da esquadra cabralina às Américas foram marcadas pelo extrativismo vegetal mais simples: sem encontrar de maneira óbvia pedras e metais preciosos, os portugueses preferiram privilegiar a rota comercial com as Índias e fazer das suas terras americanas algo secundário baseado na extração de gêneros tropicais. A produção açucareira, no entanto, mostrar-se-ia extremamente rentável para Portugal; mas, ao mesmo tempo, exigia investimentos relevantes para instalar a capacidade produtiva necessária para a empresa. Ou seja, necessitava-se de todo um esforço de colonização efetiva que iam muito além da lógica básica do extrativismo, apontando para formação de uma nova sociedade fixada à terra. E, de fato, o sucesso do açúcar foi muito expressivo e atravessou séculos, o que deu traços essenciais para a colonização e assumiu um importante protagonismo econômico. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  •  2. Entre 1630 e 1654, os espanhóis controlaram as fontes brasileiras de produção de açúcar em Pernambuco com o apoio dos .indígenas e dos escravos, que podiam viver sob uma administração política mais tolerante aos seus costumes religiosos.

O período entre 1630 e 1654 ficou caracterizado pelas invasões holandesas no Nordeste brasileiro, tendo Pernambuco sido o epicentro de todo esse processo. De fato, a administração holandesa era mais tolerante em termos de costumes do que a presença católica tradicionalíssima da experiência portuguesa. O calvinismo holandês, ainda que estabelecesse diferenças expressivas entre as partes, tinha características mais tolerantes para o trato cotidiano, garantindo, em grande medida, a liberdade de culto e as mais diversas presenças nas redes de comércio, o que ajudou a dinamizar a vida na região. No entanto, o grande entendimento não passava, de maneira alguma, por indígenas e escravos, sendo antes construído entre senhores de engenho e a administração local holandesa. Afirmativa falsa.

 
  • 3. O declínio da economia açucareira ocorreu após a expulsão dos holandeses, que investiram na produção de açúcar nas Antilhas.

De fato, na segunda metade do século XVII, os holandeses expulsos da América portuguesa vão se rearranjar em vários pontos da América, mas terão grande sucesso com a indústria açucareira nas Antilhas. Com toda a sua capacidade comercial acumulada por séculos e com os conhecimentos técnicos adquiridos no período das invasões em Pernambuco, os holandeses tinham condições de estabelecer uma produção fortíssima no Caribe, cujas condições climáticas são ainda mais favoráveis para a lavoura açucareira. Já no século XVIII, a concorrência internacional ao açúcar produzido na América portuguesa era uma realidade, acabando com mais de um século de praticamente um monopólio comercial. A nova dinâmica achatou expressivamente os lucros da produção no Brasil, o que declinaria decisivamente já no início do século XIX, quando a produtividade local entrou em profunda crise ao mesmo tempo em que a ampliação da produção concorrente derrubou ainda mais os preços internacionais. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • 4. O sistema açucareiro caracterizou-se por uma agricultura em grandes propriedades, comandadas pelo senhor de engenho, que possuía plenos poderes políticos sobre a estrutura que os engenhos mobilizavam no campo e nas vilas.

O modo de produção comumente associado ao sistema açucareiro é a chamada plantation. Isto significa dizer que havia o predomínio dos latifúndios associado ao emprego da mão de obra escrava dentro de um contexto de monocultura voltado para a exportação. Isso dava, sim, muitos poderes e muitas capacidades aos senhores de engenho, cujas influências se estendiam para além dos seus domínios rurais, alcançando as vilas e a dinâmica política local. Acaba sendo um pouco exagerado usar a palavra "plenos" para descrever esse lugar do senhor de engenho; mas é possível compreender o sentido que o avaliador tentou empregar na construção. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 

Portanto, são verdadeiras as afirmativas 1, 3 e 4.

 

Assinale a alternativa correta.

a)  Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

b)  Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

c)  Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d)  Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

e)  Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

 

Note bem o estudante que, apesar de se poder questionar a afirmativa 4, a composição das alternativas não deixava espaço para dúvidas sobre qual o caminho correto dessa questão. Tendo uma compreensão acertada sobre as outras afirmativas, era plenamente possível acertar a questão, apesar da possível dúvida existente sobre a última afirmativa. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *