O ciclo econômico da mineração no Brasil trouxe várias consequências e mudanças no contexto colonial.
Sobre este ciclo, assinale a alternativa incorreta.
- A) O eixo econômico da colônia deslocou-se da região Nordeste para a região Sudeste.
- B) Houve acelerado crescimento urbano e o desenvolvimento de um grande mercado consumidor interno na região das Minas.
- C) Com a expansão urbana, vários profissionais surgiram na colônia como arquitetos, médicos, artesãos, funcionários públicos, sendo uma sociedade caracterizada pela mobilidade social.
- D) Ocorreram algumas revoltas de cunho nativista nesse período, entre elas, a Revolta de Filipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica em MG, 1720, que tinha caráter de protesto contra os impostos sobre o ouro e contra a implantação da Casa de Fundição.
- E) Na região da mineração não havia opressão fiscal, nem excessivo controle exercido por Portugal sobre a colônia, portanto, não existiram conflitos coloniais.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra E) Na região da mineração não havia opressão fiscal, nem excessivo controle exercido por Portugal sobre a colônia, portanto, não existiram conflitos coloniais.
Explicação
O ciclo econômico da mineração no Brasil, que ocorreu no século XVIII, trouxe várias consequências e mudanças no contexto colonial. Durante este período, houve um deslocamento do eixo econômico da colônia da região Nordeste para a região Sudeste, onde se encontravam as minas de ouro.
Com a expansão da mineração, houve um acelerado crescimento urbano e o desenvolvimento de um grande mercado consumidor interno na região das Minas. Além disso, surgiram vários profissionais, como arquitetos, médicos, artesãos, funcionários públicos, caracterizando uma sociedade com mobilidade social.
Também ocorreram revoltas de cunho nativista, como a Revolta de Filipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica em MG, 1720, que tinham caráter de protesto contra os impostos sobre o ouro e contra a implantação da Casa de Fundição.
No entanto, a afirmação de que não havia opressão fiscal, nem excessivo controle exercido por Portugal sobre a colônia, portanto, não existiram conflitos coloniais, é INCORRETA. Portugal exercia um controle rigoroso sobre a colônia, especialmente em relação à exploração do ouro, e havia uma opressão fiscal significativa, o que gerou conflitos coloniais.
Deixe um comentário