Sobre a economia açucareira no período colonial, em particular na segunda metade do século XVIII, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Nas áreas do Nordeste e Rio de Janeiro é possível identificar uma situação de recuperação, marcado pelo surgimento de um novo mercado consumidor nas regiões mineradoras, a partir do “renascimento agrícola”.
II. A política pombalina marca o referido contexto, uma vez que proporcionou a instalação de refinarias em Portugal e a criação das Companhias de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.
III. Em paralelo ao contexto da economia açucareira na América Portuguesa, as colônias francesas vi venci aram um aumento da produção de açúcar, em decorrência da queda do produto nas Antilhas.
- A) Somente I está correta.
- B) Somente II está correta.
- C) Somente III está correta.
- D) Somente I e II estão corretas.
- E) Somente II e III estão corretas.
Resposta:
Resposta Correta: D) Somente I e II estão corretas.
A economia açucareira no período colonial, na segunda metade do século XVIII, apresentou uma situação de recuperação nas áreas do Nordeste e Rio de Janeiro, marcada pelo surgimento de um novo mercado consumidor nas regiões mineradoras, a partir do "renascimento agrícola" (afirmativa I).
Além disso, a política pombalina também teve um impacto positivo na economia açucareira, pois proporcionou a instalação de refinarias em Portugal e a criação das Companhias de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (afirmativa II).
Já a afirmativa III não é correta, pois as colônias francesas não aumentaram a produção de açúcar em decorrência da queda do produto nas Antilhas.
Portanto, as afirmativas I e II estão corretas, o que torna a alternativa D) a resposta correta.
Deixe um comentário