Continua após a publicidade..
Assinale a alternativa correta em relação à administração das primeiras vilas e cidades brasileiras.
- A) A administração das primeiras vilas e cidades brasileiras era entregue às Câmaras, compostas por vereadores escolhidos pelos “homens bons”.
- B) As vilas e cidades coloniais eram desprovidas de qualquer autonomia e sua administração era totalmente vinculada à Casa de Contratação e ao Conselho do Rei que, de Lisboa, governavam o império português.
- C) O governo português estendeu ao continente americano a estrutura absolutista metropolitana e proibiu a participação de brasileiros, mesmo que nascidos no reino e de pai português, em qualquer instância administrativa na colônia.
- D) Nas vilas e cidades coloniais, a administração era repartida entre o governador nomeado pelo rei, os clérigos (homens bons) e os juízes, entre os quais os “de Vara” detinham maior poder.
- E) As vilas e cidades do período colonial não conheceram uma organização administrativa. Seu destino era confiado aos coronéis da Guarda Nacional que exerciam poder de polícia e aplicavam as leis, sem que lhes fosse imposto qualquer limite.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv1$@$
Resposta Correta: A) A administração das primeiras vilas e cidades brasileiras era entregue às Câmaras, compostas por vereadores escolhidos pelos "homens bons".
A administração das primeiras vilas e cidades brasileiras era entregue às Câmaras, compostas por vereadores escolhidos pelos "homens bons". Esses "homens bons" eram membros da elite local, que detinham poder e influência na sociedade colonial. As Câmaras eram responsáveis pela administração municipal, cuidando de assuntos como a gestão de recursos, a manutenção da ordem pública e a aplicação das leis.
Essa forma de administração era característica do período colonial brasileiro, e permitia uma certa autonomia às vilas e cidades, embora ainda estivessem subordinadas à autoridade real portuguesa.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário