MOREAUX, François-René. A Proclamação da Independência. Petrópolis/R]: único Exemplar, Museu Imperial de Petrópolis. Painel a óleo sobre tela. 244cm x 383 cm, 1844.
Ao observar a imagem destacada, vemos uma das primeiras representações da proclamação da independência do Brasil. Diferentemente da obra mais famosa sobre o evento, a de Pedro Américo (1888), esta pintura de Moreaux foi feita pouco mais de duas décadas após a independência do país, e retrata D. Pedro I como uma figura popular. Com base na análise da imagem e nos estudos sobre Independência do Brasil, assinale a alternativa correta.
- A) D. Pedro I figura central no processo de independência do Brasil e na sua consolidação enquanto império não era mais seu governante máximo, abdicou em nome de seu filho D. Pedro II e de sua esposa Maria Leopoldina, primeira imperatriz do Brasil.
- B) Moreaux, pintor de origem francesa radicado no Brasil, foi muito importante no contexto do segundo reinado, recebendo por algumas vezes encomendas do imperador D. Pedro II. Sua tela da independência ressalta os momentos de conflito para a conquista da liberdade.
- C) Ninguém no quadro observa D. Pedro I pois o mesmo foi considerado um traidor da pátria e houve uma tentativa de apagar sua imagem como libertador do Brasil. D. Pedro II queria que as lembranças de seu pai não interferissem em seu reinado.
- D) A centralidade da figura de D. Pedro I na pintura é representativa de sua importância para o evento, porém a grande maioria das figuras representadas no quadro não está saudando o imperador, mas sim algo que está ausente da pintura, pode-se inferir que seja a ideia de liberdade.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra D) A centralidade da figura de D. Pedro I na pintura é representativa de sua importância para o evento, porém a grande maioria das figuras representadas no quadro não está saudando o imperador, mas sim algo que está ausente da pintura, pode-se inferir que seja a ideia de liberdade.
Explicação
A pintura de Moreaux, feita em 1844, retrata D. Pedro I como uma figura popular, destacando sua importância para a independência do Brasil. No entanto, ao observar a imagem, nota-se que a maioria das figuras não está saudando o imperador, mas sim algo que está ausente da pintura. Isso sugere que a ideia de liberdade é o verdadeiro foco da cena, e não apenas a figura de D. Pedro I.
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