A forma de governo republicana no Brasil não estabeleceu, seja no momento da sua fundação, seja nas décadas seguintes, muitos direitos importantes para a vida dos trabalhadores. A escravidão legal fora extinta, a cultura cafeeira se expandira e a atividade industrial aumentara em progressão geométrica no período da Primeira República. Assim, vieram lutas, congressos de trabalhadores e organizações políticas que passaram a reivindicar a criação e manutenção de direitos. Assinale a opção que contém uma característica própria do período e das temáticas abordadas neste enunciado.
- A) Sob a influência dos anarco-sindicalistas, os movimentos dos trabalhadores no Brasil na década de 1910 tiveram como principal motivação de luta a ampliação dos processos eleitorais e a participação política no parlamento.
- B) Os movimentos reivindicatórios oriundos das fábricas recentemente instaladas foram impulsionados diretamente pelos comunistas durante a década de 1910.
- C) No momento em que ocorreram as grandes greves operárias no Brasil, nos anos finais da década de 1910, a influência anarco-sindicalista experimentava já uma decadência significativa.
- D) A Constituição de 1891 funcionou como um instrumento de entorpecimento para os trabalhadores das grandes cidades, a exemplo do Rio de Janeiro, cuja década de 1890 foi de significativa apatia política e reivindicatória.
- E) Ocorreram movimentos reivindicatórios e rebeliões também no campo, sendo que parte destes teve natureza messiânica.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Ocorreram movimentos reivindicatórios e rebeliões também no campo, sendo que parte destes teve natureza messiânica.
Gabarito: Letra E
Ocorreram movimentos reivindicatórios e rebeliões também no campo, sendo que parte destes teve natureza messiânica.
Durante a Primeira República, ocorreram vários conflitos entre diversos segmentos da população e o governo federal. Esses conflitos envolveram o descontentamento desses segmentos com decisões autoritárias do governo federal ou estadual, ou divergências políticas, ou a luta por direitos, ou contra opressões e autoritarismos dentro das forças armadas, ou reações a decisões tomadas sem o consenso da população ou ataques do governo ao modo de vida comunitária de sertanejos que se reuniam em torno de lideranças messiânicas.
Entre esses movimentos e rebeliões podemos citar: as revoltas da Armada, a Revolução Federalista, a Greve de 1917, a Revolta de Canudos, a Guerra do Contestado, a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata, as revoltas tenentistas entre outros.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Sob a influência dos anarco-sindicalistas, os movimentos dos trabalhadores no Brasil na década de 1910 tiveram como principal motivação de luta a ampliação dos processos eleitorais e a participação política no parlamento.
A principal motivação de luta dos movimentos dos trabalhadores eram as péssimas condições de trabalho enfrentadas e a busca por participar das decisões políticas e econômicas do país, o que era feito através de passeatas e greves, e não pela defesa da ampliação dos processos eleitorais ou de participação política no parlamento.
Letra B: Os movimentos reivindicatórios oriundos das fábricas recentemente instaladas foram impulsionados diretamente pelos comunistas durante a década de 1910.
Não foram impulsionados diretamente por comunistas. O Partido Comunista no Brasil foi fundado somente em 1922. Dentre as correntes políticas que influenciaram ideologicamente os operários estava o anarquismo, o anarcossindicalismo, anarcossocialismo e a corrente católica.
Letra C: No momento em que ocorreram as grandes greves operárias no Brasil, nos anos finais da década de 1910, a influência anarco-sindicalista experimentava já uma decadência significativa.
A influência anarco-sindicalista não entrou em decadência nos anos finais da década de 1910. O anarcossindicalismo foi uma das correntes que influenciou o movimento operário brasileiro durante a década de 1910.
Letra D: A Constituição de 1891 funcionou como um instrumento de entorpecimento para os trabalhadores das grandes cidades, a exemplo do Rio de Janeiro, cuja década de 1890 foi de significativa apatia política e reivindicatória.
Nem a Constituição de 1891 funcionou como instrumento de entorpecimento para os trabalhadores, visto que boa parte da população foi excluída das decisões políticas e a constituição não concedeu muitos direitos, nem a década de 1890 foi de apatia política e reivindicatória, visto que nesse período ocorrem greve de trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil, as revoltas da Armada e a Revolução Federalista.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário