Durante o governo Campos Salles (1898-1902) […] foi adotada a “política dos governadores”. Sob essa orientação, os governos das províncias ganharam ampla autonomia.
(Isabel Lustosa. A História do Brasil explicada aos meus filhos, 2012.)
A política dos governadores implicou
- A) a centralização administrativa e o reforço do poder legislativo.
- B) o fortalecimento das oligarquias locais e o aumento do poder dos coronéis.
- C) a consolidação da democracia nos estados e a convocação de eleições diretas.
- D) a queda da monarquia e a implantação do modelo republicano.
- E) o equilíbrio econômico entre as províncias e o estímulo à cafeicultura.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o fortalecimento das oligarquias locais e o aumento do poder dos coronéis.
Gabarito: Letra B
O fortalecimento das oligarquias locais e o aumento do poder dos coronéis.
A política dos governadores, estabelecida durante a presidência de Campos Sales (1898-1902), era um sistema de alianças entre o governo federal e os governos estaduais, no qual em troca de apoio dos governos estaduais à presidência e especialmente aos seus candidatos aos cargos políticos, o governo federal se comprometia a apoiar as oligarquias dominantes em cada Estado, evitando intervir em assuntos particulares a esses estados e concedendo verbas, empregos e favores aos seus aliados.
Assim, com a política dos governadores, o governo federal passou a sustentar os grupos dominantes em cada estado, fortalecendo as oligarquias locais e aumentando o poder dos coronéis em troca de apoio eleitoral para o Executivo federal. Criando uma rede de clientelismo que se repetia do nível federal ao nível municipal.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: a centralização administrativa e o reforço do poder legislativo.
A Política dos Governadores não conduziu a centralização administrativa, visto que aconteceu em um momento em que já estava estabelecido o modelo federativo que dava maior autonomia administrativa aos Estados e promovia uma descentralização. Também não reforçou o poder legislativo, mas sim o executivo, através das alianças estabelecidas.
Letra C: a consolidação da democracia nos estados e a convocação de eleições diretas.
A Política dos Governadores não conduziu a convocação de eleições diretas, apenas estabeleceu alianças entre as diferentes esferas do executivo, também não consolidou a democracia nos estados, já que visava fortalecer aliados, estabelecer redes clientelistas nas diferentes esferas e burlar o sistema eleitoral.
Letra D: a queda da monarquia e a implantação do modelo republicano.
A Política dos Estados ou Política dos Governadores foi estabelecida já durante a Primeira República, portanto, não levou à queda da monarquia, que já não funcionava mais no Brasil, nem a implantação do modelo republicano, porque esse já estava em vigor quando a Política dos Governadores foi estabelecida.
Letra E: o equilíbrio econômico entre as províncias e o estímulo à cafeicultura.
A Política dos Governadores foi uma aliança política, não tendo, portanto, vinculação com o equilíbrio econômico e com um estímulo à cafeicultura.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário