Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, permitiu que bancos emitissem dinheiro e o emprestassem a pessoas que se comprometessem a abrir uma empresa. Se o empréstimo não fosse pago, o governo assumiria a dívida. Essa foi a política do Encilhamento.
II. O presidente Campos Salles, eleito no Brasil em 1898, propôs um acordo com as oligarquias estaduais: por um lado, o presidente não iria interferir na política dos estados; por outro, os presidentes dos estados, por meio de suas bancadas de deputados federais e senadores, deveriam apoiar politicamente o presidente da época.
- A) A assertiva I refere-se a um fato ocorrido durante o governo de Marechal Deodoro, que teve como consequência o surgimento de muitas indústrias no Brasil.
- B) A assertiva II refere-se à política dos governadores, organizada pelos dois militares que governaram o Brasil no início da República.
- C) A assertiva II refere-se à política dos governadores, que permitiu que as oligarquias estabelecessem acordos mútuos e favoreceu o desenvolvimento da política do café com leite.
- D) As duas assertivas são uma referência a fatos que marcaram o fim do governo de D. Pedro II.
- E) As duas assertivas são referência ao período em que o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM) determinavam quem ocuparia o cargo de presidente.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A assertiva II refere-se à política dos governadores, que permitiu que as oligarquias estabelecessem acordos mútuos e favoreceu o desenvolvimento da política do café com leite.
Gabarito: Letra C
(A assertiva II refere-se à política dos governadores, que permitiu que as oligarquias estabelecessem acordos mútuos e favoreceu o desenvolvimento da política do café com leite.)
A assertiva fala de um momento na República Oligárquica no qual o presidente Campos Salles propôs um acordo com as oligarquias estaduais a fim de evitar conflitos e crises entre o executivo federal e os executivos estaduais. Esse acordo foi chamado de Política dos Governadores ou Política dos Estados. Consistia em garantir apoio dos executivos estaduais para que o executivo federal implementasse as suas propostas. O compromisso recíproco entre Campos Sales e os governadores pressupõe que ele não interfira em assuntos de política estadual e que os governadores providenciem, em seus estados, resultados eleitorais que permitam a composição de um legislativo federal compatibilizado com as políticas de governo do presidente.
Para viabilizar esse acordo foi preciso que os governantes, nos respectivos estados, conseguissem articulação com os coronéis nos municípios para que saiam vitoriosas as chapas eleitorais organizadas pelo respectivo partido republicano estadual.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: A assertiva I refere-se a um fato ocorrido durante o governo de Marechal Deodoro, que teve como consequência o surgimento de muitas indústrias no Brasil.
A assertiva I fala do Encilhamento, reforma econômica empreendida pelo ministro da Fazenda, Rui Barbosa e que teve como consequência o fechamento de muitas indústrias em função do aumento de dívidas contraídas com os bancos, inflação galopante e aumento do custo de vida para a população brasileira.
Letra B: A assertiva II refere-se à política dos governadores, organizada pelos dois militares que governaram o Brasil no início da República.
A assertiva II refere-se à política dos governadores, mas esta não foi organizada pelos dois militares e sim por um civil, o presidente Campos Salles.
Letra D: As duas assertivas são uma referência a fatos que marcaram o fim do governo de D. Pedro II.
As duas assertivas são referências a fatos que marcaram os primeiros anos do governo republicano. O Encilhamento ocorreu no governo de Deodoro e a Política dos Governadores no mandato de Campos Salles.
Letra E: As duas assertivas são referência ao período em que o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM) determinavam quem ocuparia o cargo de presidente.
A assertiva I não é do período em que a chamada Política do Café com Leite começou a ser implementada. A assertiva I fala do momento em que a República foi governada por militares: a República das Espadas. Sobre a Política do Café com Leite tratou-se de um revezamento entre os partidos republicanos paulista e mineira e que começou a ser construído no governo de Campos Salles e se conclui nos mandatos dos presidentes posteriores a Salles. Esse acordo é tradicionalmente conhecido como “Política do café com leite”.
Referência:
FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Orgs.) O tempo do liberalismo oligárquico: da Proclamação da República à Revolução de 1930 – Primeira República (1889-1930). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
Deixe um comentário