Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(…) Entre 1900 e 1914 (…) o número de sindicatos na capital paulista aumentou de 7 para 41, e a média anual de greves se multiplicou por três. No Rio de Janeiro, os anarquistas também dão sinal de força. Em 1906, organizam um congresso e, no ano seguinte, criam a Federação Operária, congregando vários sindicatos, e levando o mérito de manterem os jornais operários de mais longa duração (…) e, em 1918, de liderarem na capital republicana uma insurreição da qual participaram trabalhadores e militares.


No entanto, após esse período de expansão, o movimento anarquista entra em declínio.


(Mary del Priori e Renato Venâncio, Uma breve história do Brasil)


É correto afirmar que o declínio apontado esteve relacionado com

Resposta:

$@$v=v1.13-rv2$@$

A resposta correta é a letra A) a fundação do partido Comunista do Brasil e a decorrente rivalidade dos anarquistas com os comunistas, e a contínua política de repressão aos anarquistas com prisões e deportações dos militantes libertários estrangeiros, principalmente durante o governo de Arthur Bernardes.

Essa resposta é correta porque, após o período de expansão do movimento anarquista entre 1900 e 1914, o declínio do movimento pode ser atribuído à fundação do Partido Comunista do Brasil em 1922, que gerou rivalidade com os anarquistas. Além disso, o governo de Arthur Bernardes (1922-1926) implementou uma política de repressão aos anarquistas, com prisões e deportações de militantes libertários estrangeiros, o que contribuiu para o declínio do movimento anarquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *