Seu Mundinho, todo esse tempo combati o senhor. Fui eu quem mandou atirar em Aristóteles. Estava preparado para virar Ilhéus do avesso. Os jagunços estavam de atalaia, prontos para obedecer. Os meus e os outros amigos, para acabar com a eleição. Agora tudo acabou.
(In: AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela)
O texto descreve uma realidade que, na história do Brasil, identifica o
- A) tenentismo, que considerava o exército como a única força capaz de conduzir os destinos do povo.
- B) coronelismo, que se constituía em uma forma de o poder privado se manifestar por meio da política.
- C) mandonismo, criado com o objetivo de administrar os conflitos no interior das elites agrárias do país.
- D) messianismo, entidade com poderes políticos capaz de subjugar a população por meio da força.
- E) integralismo, que consistia em uma forma de a oligarquia cafeeira demonstrar sua influência e poder político.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) coronelismo, que se constituía em uma forma de o poder privado se manifestar por meio da política.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o fenômeno histórico que é descrito no trecho do livro de Jorge Amado.
A) tenentismo, que considerava o exército como a única força capaz de conduzir os destinos do povo.
INCORRETO. O tenentismo foi um movimento político-militar que ocorreu na década de 1920, liderado por jovens oficiais das Forças Armadas, principalmente do Exército. Este movimento tinha como uma de suas principais características a crítica ao sistema político vigente e a busca por reformas que promovessem maior justiça social. No entanto, o texto de Jorge Amado não faz referência a militares ou a uma luta por reformas políticas e sociais. Não há elementos que remetam ao tenentismo.
B) coronelismo, que se constituía em uma forma de o poder privado se manifestar por meio da política.
CORRETO. O trecho do romance "Gabriela, Cravo e Canela" descreve uma situação típica do coronelismo, prática política muito comum no Brasil durante a República Velha (1889-1930). O coronelismo era caracterizado pelo controle do poder político local por grandes proprietários de terras, os "coronéis", que utilizavam de sua influência e poder econômico para determinar os resultados das eleições. No trecho citado, o personagem revela que estava disposto a usar a violência para interferir no processo eleitoral, o que é uma característica do coronelismo.
C) mandonismo, criado com o objetivo de administrar os conflitos no interior das elites agrárias do país.
INCORRETO. O mandonismo é uma prática política que se caracteriza pelo domínio de um líder local, o "mandão", sobre o poder político de uma região. No entanto, o mandonismo não tem como objetivo administrar conflitos entre elites agrárias, mas sim manter o poder e o controle do "mandão" sobre a população local. O trecho do livro de Jorge Amado não faz referência a conflitos entre elites agrárias.
D) messianismo, entidade com poderes políticos capaz de subjugar a população por meio da força.
INCORRETO. O messianismo é um fenômeno religioso que se caracteriza pela crença na vinda de um messias, um salvador, que irá libertar o povo de suas mazelas. No Brasil, o messianismo esteve presente em diversos movimentos sociais e revoltas populares, como a Guerra de Canudos e o Contestado. No entanto, o trecho do livro de Jorge Amado não faz referência a nenhum líder messiânico ou a uma crença na vinda de um salvador.
E) integralismo, que consistia em uma forma de a oligarquia cafeeira demonstrar sua influência e poder político.
INCORRETO. O integralismo foi um movimento político brasileiro de extrema direita que surgiu na década de 1930, inspirado no fascismo italiano. Este movimento defendia a instauração de um estado forte e centralizador, a valorização da família e da religião e a rejeição ao comunismo. O trecho do livro de Jorge Amado não faz referência a nenhum desses elementos do integralismo.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
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