Continua após a publicidade..
Durante a presidência do paulista Washington Luis (1926-1930), o Brasil atravessava grave crise política e econômica. A produção de café alcançara 28 milhões de sacas anuais, enquanto a exportação continuou em 14,5 milhões de sacas. O choque final veio com a crise de 1929, que paralisou o comércio mundial e afetou dramaticamente a cafeicultura brasileira nos anos seguintes.
No tocante ao aspecto político, considera-se como efeito imediato desta situação
- A) a quebra do acordo da política Café com Leite que levou à formação da Aliança Liberal e a uma revolução no país.
- B) o suicídio de Getúlio Vargas, pressionado pelos cafeicultores e pelos militares que lhe davam apoio.
- C) a Revolução Constitucionalista de São Paulo, financiada pelo capital dos cafeicultores descontentes.
- D) a revogação da Constituição da República e a decretação do Estado de Emergência a fim de conceder plenos poderes ao Estado de São Paulo.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv2$@$
A resposta correta é A) a quebra do acordo da política Café com Leite que levou à formação da Aliança Liberal e a uma revolução no país.
Essa alternativa é correta porque a crise política e econômica durante a presidência de Washington Luís levou ao fim do acordo político Café com Leite, que era uma aliança entre os estados de São Paulo e Minas Gerais que se alternavam na presidência da República. Com a crise, a aliança se rompeu e surgiu a Aliança Liberal, que reunia políticos de vários estados, incluindo Getúlio Vargas, que posteriormente liderou a Revolução de 1930.
Deixe um comentário