As analogias entre o fenômeno do caudilhismo latino-americano no século XIX e o coronelismo brasileiro durante a Primeira República (1889-1930) são recorrentes na literatura histórica especializada.
Assinale a opção que apresenta uma característica comum entre os dois fenômenos, que confere sentido e coerência à comparação.
- A) Defesa do liberalismo político.
- B) Predominância em grandes centros urbanos.
- C) Controle do eleitorado local pelo líder político.
- D) Reforço das instâncias formais de representação política.
- E) Recurso à violência como instrumento prioritário de cooptação.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Controle do eleitorado local pelo líder político.
Gabarito: Letra C
Controle do eleitorado local pelo líder político.
Caudilhismo é a expressão usada para designar os governos latino-americanos, de caráter autoritário, instalados no período do pós-independência e liderados por chefes políticos chamados de caudilhos. Como lideranças populares, os caudilhos assumiram o poder pelo voto ou pela força baseados em ideais liberais, mas na prática governaram de forma autoritária.
Já coronelismo se refere a influência de grandes fazendeiros, chamados de coronéis, na política regional brasileira durante o período da Primeira República.
Mesmo distanciados pelo tempo, pois o caudilhismo surgiu no contexto dos processos de independência das nações latino-americanas do século XIX, enquanto que o coronelismo é um fenômeno da República brasileira do início do século XX, tanto caudilhos quanto coronéis exerceram grande controle sobre a política regional e nacional em que estavam inseridos.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Defesa do liberalismo político.
Nem todos os caudilhos defendiam as tendências liberais. O pensamento político do caudilhismo variava entre tendências mais autoritárias e repressoras ou liberais e progressistas.
Letra B: Predominância em grandes centros urbanos.
O caudilhismo e o coronelismo predominaram nas regiões rurais e não nos centros urbanos
Letra D: Reforço das instâncias formais de representação política.
O caudilhismo e o coronelismo reforçavam instâncias informais de representação política, fazendo funcionar uma grande rede clientelista.
Letra E: Recurso à violência como instrumento prioritário de cooptação.
Apesar da violência ser um dos recursos utilizados não era o instrumento prioritário de cooptação. O caudilhismo e o coronelismo utilizavam um série de recursos. Se fossemos classificar o principal recurso utilizado como instrumento de cooptação por coronéis e caudilhos, seria mais correto citar o poder econômico e a rede clientelista.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário