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A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.

 

CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região

noroeste paulista. Disponível em: www.historicaarquivoestado.sp.gov.br.

Acesso em: 2 ago. 2012.

 

Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a

Resposta:

A alternativa correta é letra D) valorização de regiões de baixa densidade demográfica.

 
Gabarito: Letra D (valorização de regiões de baixa densidade demográfica)
 
A ferrovia Noroeste liga a cidade de Bauru no estado de São Paulo a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Começou a ser construída em 1905, sendo finalizada em 1914.
 
A produção cafeeira atingiu a província de São Paulo seguindo o curso do rio Paraíba do Sul. Depois irradiou-se para o centro-oeste, atingindo o auge nas décadas de 1850 a 1890. Toda essa crescente produção necessitava ser escoada até o porto de Santos a fim de ser embarcada para a Europa e os EUA e assim começaram a ser construídas as primeiras ferrovias, como um Importante papel no transporte das cidades cafeicultoras até o porto.
 
Até 1890, as ferrovias eram construídas após a instalação das zonas de cultivo do café, ou seja, elas vinham auxiliar na produção e escoamento. Também se instalaram em áreas de muito povoamento.
 
Depois de 1890, as ferrovias passaram a abrir frentes de expansão do território, seja na produção cafeeira ou no povoamento. São exemplos, a linha férrea já citada no texto e a Sorocabana.
 
Logo, a ferrovia Noroeste começou a ser construída em uma área de baixa densidade demográfica, com a intenção de provocar um aumento dessa ocupação.
 
Por que as demais estão incorretas?
 
Letra A: articulação de polos produtores para exportação.
 
As ferrovias construídas após 1890 tinham a intenção de serem frentes pioneiras para a marcha do café, além de atraírem pessoas para a ocupação dessas novas áreas. Logo, eram áreas em que ainda não havia a produção de gêneros para a exportação ou ainda estavam no começo. 
 
 
Letra B: criação de infraestrutura para atividade industrial.
 
As ferrovias depois de 1890 tinham por objetivo abrir espaço para a produção cafeeira e também para a ocupação das áreas cafeicultoras. Não tinham por intuito criar infraestrutura para a industrialização.
 
 
Letra C: integração de pequenas propriedades policultoras.
 
Nem articulação de polos produtores para exportação e nem integração de pequenas propriedades voltadas à produção diversificada de gêneros agrícolas. As ferrovias foram ferramentas de expansão cafeeira, e, logo, das grandes propriedades.
 
 
Letra E: promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.
 
As ferrovias pretendiam levar o fluxo migratório para as zonas rurais, sobretudo, porque eram tempos do pós-abolição, ou seja, quando a mão de obra escrava já não existia mais e assim faltava pessoas para o trabalho nas lavouras de café, que só aumentavam devido à expansão pelo estado de São Paulo.
 
 
Referência:
 
CARVALHO, Diego Francisco de.  Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao27/materia02/texto02.pdf Acesso em: 23 out. 2020.

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