Sobre o Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), assinale a alternativa INCORRETA.
- A) O Brasil declarou a sua neutralidade em 4 de agosto de 1914, respaldada pela Convenção de Haia, buscando não reduzir a exportação de seus produtos, principalmente o café.
- B) A Alemanha era, no início da Guerra, o principal parceiro comercial do Brasil, sendo seguida pela Inglaterra e pela França.
- C) Muitos autores apontam que o Brasil foi o único país latino-americano que participou ativamente da Primeira Guerra Mundial.
- D) Terminada a guerra, o Brasil participou da Conferência de Versalhes, conseguindo da Alemanha, entre outras indenizações, o pagamento com juros do café perdido com os navios naufragados.
- E) O apoio brasileiro aos Aliados esteve relacionado ao envio de suprimentos bélicos sem que houvesse participação da luta armada.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O apoio brasileiro aos Aliados esteve relacionado ao envio de suprimentos bélicos sem que houvesse participação da luta armada.
A) O Brasil declarou a sua neutralidade em 4 de agosto de 1914, respaldada pela Convenção de Haia, buscando não reduzir a exportação de seus produtos, principalmente o café.
CORRETO. Em 4 de agosto de 1914, o Brasil declarou a sua neutralidade, respaldada pela Convenção de Haia. O país buscava não reduzir a exportação de seus produtos, principalmente o café. A neutralidade era uma maneira de proteger seus interesses comerciais, uma vez que a guerra poderia prejudicar o comércio exterior.
B) A Alemanha era, no início da Guerra, o principal parceiro comercial do Brasil, sendo seguida pela Inglaterra e pela França.
CORRETO. Antes da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha era o principal parceiro comercial do Brasil, seguida pela Inglaterra e pela França. A Alemanha era o maior comprador do café brasileiro, produto que representava a maior parte das exportações do país na época.
C) Muitos autores apontam que o Brasil foi o único país latino-americano que participou ativamente da Primeira Guerra Mundial.
CORRETO. De fato, muitos autores apontam que o Brasil foi o único país latino-americano que participou ativamente da Primeira Guerra Mundial. O Brasil se envolveu na guerra após ter navios mercantes afundados por submarinos alemães. A participação brasileira se deu principalmente através do envio de recursos materiais e humanos, como médicos e enfermeiros, para auxiliar os países aliados.
D) Terminada a guerra, o Brasil participou da Conferência de Versalhes, conseguindo da Alemanha, entre outras indenizações, o pagamento com juros do café perdido com os navios naufragados.
CORRETO. O Brasil participou da Conferência de Versalhes, que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial. Entre as indenizações que o Brasil conseguiu da Alemanha estava o pagamento com juros do café que foi perdido com os navios brasileiros que foram afundados pelos submarinos alemães.
E) O apoio brasileiro aos Aliados esteve relacionado ao envio de suprimentos bélicos sem que houvesse participação da luta armada.
INCORRETO. Embora o Brasil tenha apoiado os Aliados durante a Primeira Guerra Mundial, o apoio não se limitou ao envio de suprimentos bélicos. O Brasil enviou recursos humanos, como médicos e enfermeiros, e também participou do esforço de guerra através da produção de materiais bélicos e alimentos. Além disso, o Brasil se envolveu na guerra de maneira mais direta após ter navios mercantes afundados por submarinos alemães. Portanto, a afirmação de que o apoio brasileiro aos Aliados esteve relacionado apenas ao envio de suprimentos bélicos sem que houvesse participação da luta armada é incorreta.
Portanto, a alternativa incorreta é a LETRA E.
Deixe um comentário