Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que tange às implicações da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.

 

Se, pelo lado das contas públicas, o conflito teve efeito negativo na economia brasileira, levando ao aumento de impostos e a emissões de títulos, pelo lado da produção, teve efeitos setoriais positivos, por meio da substituição de importações e do estímulo à demanda interna de matérias-primas antes voltadas à exportação.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: CERTO

Ainda que haja certo exagero ao se tratar da importância da Primeira Guerra Mundial para a industrialização brasileira, não há como negar que existe uma correlação entre as duas variáveis. Uma guerra com aquelas proporções acaba por desorganizar toda a cadeia produtiva do centro do sistema capitalista, já que tanto há múltiplos bloqueios comerciais pelas marinhas de guerra quanto há a reversão das plantas produtivas para a economia de guerra. Ou seja, havia uma violenta contração na oferta de produtos importados no Brasil durante o conflito na Europa, o que tornava mais competitivos os produtos brasileiros. O encarecimento dos produtos importados criou uma janela de oportunidade preciosa para que a indústria brasileira assumisse espaços dentro do mercado doméstico.

Por outro lado, havia uma severa contração na demanda internacional por produtos primários brasileiros, principalmente o café. Se isso aumentava a oferta de matérias primas para a indústria brasileira, também implicava numa severa contração da entrada de divisas para a economia brasileira. Com isso, a moeda nacional desvalorizava rapidamente, dificultando a aquisição de novos bens de capital e de produtos de base, que não eram produzidos no país.

Esse desequilíbrio econômico exigiu um aumento do endividamento brasileiro, bem como fez com que houvesse um aumento dos impostos em nome de compensar as perdas de exportação. Portanto, item CORRETO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *