O Brasil adquiriu o Acre por meio do Tratado de Petrópolis, mediante pagamento de uma soma em dinheiro e a promessa da construção de uma Ferrovia, que escoaria as exportações bolivianas até trechos navegáveis dos rios amazônicos. A ferrovia que o tratado faz menção é a ferrovia:
- A) Presidente Dutra.
- B) Transamazônica.
- C) Barão de Rio Branco.
- D) Madeira-Mamoré.
- E) Norte-Sul.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Madeira-Mamoré.
Gabarito: LETRA D
- O Brasil adquiriu o Acre por meio do Tratado de Petrópolis, mediante pagamento de uma soma em dinheiro e a promessa da construção de uma Ferrovia, que escoaria as exportações bolivianas até trechos navegáveis dos rios amazônicos. A ferrovia que o tratado faz menção é a ferrovia:
A questão faz referência ao contencioso entre Brasil e Bolívia em torno da Questão do Acre no início do século XX, que foi tratada como grande prioridade pela chancelaria do Barão do Rio Branco. Celebrado entre Bolívia e Brasil em 1903, o Tratado de Petrópolis encerrava a chamada Questão do Acre. Região extremamente sensível para a estabilidade das fronteiras brasileiras e com problemas de integração com a Bolívia, o Acre foi uma prioridade do Barão do Rio Branco por ser a grande chave para a solução definitiva da maioria das questões lindeiras brasileiras. Tratada na perspectiva bilateral entre Brasil e Bolívia, a Questão do Acre foi selada com a compra do território pelo governo brasileiro por meio de uma indenização paga à Bolívia e pela construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. Era de grande interesse da Bolívia uma via mais rápida para o trecho navegável do rio Madeira, uma vez que suas exportações eram escoadas pela bacia do Amazonas. Previa-se que a ferrovia permitiria à Bolívia escoar sua produção pelo Amazonas sem as grandes dificuldades de navegação de alguns trechos do rio Madeira. Partindo de um ponto estratégico do Rio Mamoré, a ferrovia chegaria ao Madeira após os trechos encachoeirados, o que permitia o escoamento da produção até o Atlântico na Bacia do Amazonas. Com a garantia da livre navegação comercial por ser um país ribeirinho superior dos afluentes do Amazonas, a Bolívia pretendia baratear e agilizar seus fluxo comerciais por uma via direta entre suas províncias mais ao norte e a melhor opção fluvial para o acesso ao Atlântico. Por isso, a construção da ferrovia foi uma prioridade consolidada no Tratado de Petrópolis. Assim, observemos as alternativas propostas.
- a) Presidente Dutra.
Também referida como Via Dutra, a rodovia Presidente Dutra é o trecho da BR-116 que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Alternativa errada.
- b) Transamazônica.
A rodovia Transamazônica foi um projeto de integração terrestre da região Norte. Trata-se da BR-230, que vai da Paraíba até o sul do Amazonas. Alternativa errada.
- c) Barão de Rio Branco.
Barão do Rio Branco foi o chanceler brasileiro que assinou o Tratado de Petrópolis e fez da questão do Acre a sua prioridade. Não consta nenhuma ferrovia com o seu nome. Alternativa errada.
- d) Madeira-Mamoré.
ALTERNATIVA CORRETA.
- e) Norte-Sul.
Tendo seu primeiro trecho inaugurado em 1996, a Ferrovia Norte-Sul deve integrar Pará a São Paulo e ainda passar por Maranhão, Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Trata-se, portanto, de obra estratégica muito posterior e sem qualquer vínculo direto com a Bolívia. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário