“O Brasil foi o único país sul-americano a participar da Primeira Guerra Mundial. A participação se restringiu ao envio de 13 aviadores à Grã-Bretanha, que fizeram parte da Royal Air Force; uma missão médica à França, que instalou um hospital em Paris; de observadores do Exército e uma frota de seis navios para patrulhar o Mediterrâneo, a Divisão Naval em Operações de Guerra. Esta não chegou a tomar parte das hostilidades, pois navegando do Brasil para o Mediterrâneo, imobilizou-se em Dacar ao ser atingida pela gripe espanhola, que matou mais de cem marinheiros.”
DORATIOTO, Francisco. O Brasil no mundo / Idealismos, novos paradigmas e voluntarismo. In SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Coord.). História do Brasil Nação. A Abertura para o Mundo. 1889-1930. v. 3. Rio de Janeiro: Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2012. p. 163.
Essa participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, embora simbólica, permitiu ao país importantes ganhos no cenário internacional, como:
- A) a diplomacia brasileira esteve presente na criação da Liga das Nações, embora tenha tido sua participação limitada pelas grandes potências europeias.
- B) a Marinha brasileira, além de receber navios alemães apreendidos durante a Guerra, recebeu vantagens para comprar o porta-aviões Minas Gerais.
- C) o Brasil sentiu a forte oposição dos EUA à sua participação no Conselho da Liga das Nações em função de suas históricas ligações econômicas com a Inglaterra.
- D) o país recebeu apoio da Espanha ainda no front para combater a gripe que então enfrentava e, mesmo não tendo a eliminado, construiu nova parceria.
Resposta:
A resposta correta é A) a diplomacia brasileira esteve presente na criação da Liga das Nações, embora tenha tido sua participação limitada pelas grandes potências europeias.
Essa alternativa é correta porque a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, embora simbólica, permitiu ao país importantes ganhos no cenário internacional. Uma das consequências foi a presença da diplomacia brasileira na criação da Liga das Nações, que foi um organismo internacional criado após a guerra com o objetivo de promover a paz e a segurança internacional. Embora a participação brasileira tenha sido limitada pelas grandes potências europeias, foi um importante passo para o país se inserir no cenário internacional.
Deixe um comentário