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ldealizada desde meados do século XIX, a ferrovia Madeira-Mamoré é considerada uma obra épica de logística na Amazônia Ocidental. Acerca da ferrovia Madeira-Mamoré, está correto o que se afirma na alternativa:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Em grande parte do tempo foi uma ferrovia economicamente deficitária.

Gabarito: Letra D

 

Em grande parte do tempo foi uma ferrovia economicamente deficitária.

 

A estrada de ferro Madeira-Mamoré foi considerada no contexto da sua criação um empreendimento moderno, capaz de acelerar o escoamento da borracha brasileira e boliviana ao longo da região norte em direção aos rios do Mato Grosso.

 

Ela foi inaugurada em 1912, mas, só daria lucro nos dois primeiros anos de atividade. Fato explicado pela concorrência de outras ferrovias, ligando a Bolívia ao Oceano Pacífico e pela construção do Canal do Panamá. Também podemos destacar a queda da participação brasileira no mercado da borracha, devido à ascensão da concorrência asiática que oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração.

 

Depois de muitos anos de prejuízo, a ferrovia foi extinta em 1972.

  

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A:  Sua construção só foi possível graças ao Tratado de Santo Ildefonso entre Brasil e Portugal.

 

A construção da ferrovia Madeira-Mamoré está ligada ao contexto das disputas territoriais do Brasil com os países vizinhos e a incorporação do Acre ao território brasileiro. A ferrovia começou a ser construída após a assinatura do Tratado de Petrópolis em 1903 entre o governo brasileiro e o boliviano. Uma das cláusulas do acordo previa a construção de uma estrada de ferro. Além disso, cabe comentar que o Tratado de Santo Ildefonso é de 1777 e foi assinado entre Portugal e Espanha.

 

Letra B: Possuiu maciço investimento do Paraguai e da Bolívia como dívida de guerra.

 

A estrada de ferro não teve investimento do Paraguai a da Bolívia. Ela teve capitais estrangeiros, sobretudo, ingleses e estadunidenses.

 

Letra C: Possibilitou que a Bolívia pudesse exportar o gás natural e a bauxita.

 

A ferrovia possibilitou que a Bolívia pudesse exportar produtos para o Oceano Atlântico, sobretudo a borracha.

 

Letra E: Foi inaugurada na segunda metade do século XX, conectando Rondônia à Bolívia.

 

A ferrovia foi inaugurada na primeira metade do século XX, no ano de 1912.

  

Referências:

 

ALENCAR, Carolina Pena de. Trilhando memórias: reflexões acerca das identidades dos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Trabalho de conclusão de curso de Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural – IPHAN, Rio de Janeiro, 2012.

 

BIBLIOTECA NACIONAL. Notícias “Madeira Mamoré, a ferrovia do Diabo”. Disponível em: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/madeira-mamore-ferrovia-diabo

 

TOLEDO, Vera Vilhena de. Et ali. A riqueza nos trilhos. História das ferrovias no Brasil. São Paulo: Moderna, 1998.

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