Durante os embates relacionados à disputa entre Brasil e Bolívia pelo controle da região do atual estado do Acre, destacou-se a atuação do Barão de Rio Branco e de Assis Brasil, que, em novembro de 1903 conseguiram, por meio da diplomacia, aprovar a assinatura de um acordo entre as duas nações, o qual ficou conhecido como:
- A) Tratado de Madri. ·
- B) Tratado de Santo Ildefonso.
- C) Tratado de Petrópolis.
- D) Tratado Badajoz.
- E) Tratado de Utrecht.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Tratado de Petrópolis.
Gabarito: Letra C
(Tratado de Petrópolis)
O Acre antes de ingressar como território federal era uma área pertencente em parte à Bolívia e ao Peru.
A partir de 1850, essa área que contava com a ocupação de populações indígenas passou a receber frentes de trabalhadores, patrões, comerciantes, mascates e aventureiros em busca do látex dos seringais.
Esse aumento populacional dará origem a uma série de disputas entre populações locais e governos de Brasil, Bolívia e Peru.
Uma primeira tentativa de delimitar fronteiras entre Brasil e Bolívia foi a assinatura do Tratado de Ayacucho em 1867. No entanto, essa demarcação foi contestada porque não precisava os pontos de fronteira e tampouco a extensão da linha demarcatória. Além do mais era cada vez mais constante o número de brasileiros que avançavam para o lado boliviano.
As fronteiras com a Bolívia só seriam definidas em 1903 pelo Tratado de Petrópolis que anexou o Acre ao Brasil graças à atuação do Barão do Rio Branco e de Assis Brasil, que concretizaram o acordo com o governo boliviano.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Tratado de Madri. ·
O Tratado de Madri foi assinado em 1750 entre as coroas portuguesa e espanhola, definindo as fronteiras de suas colônias na América do Sul.
Letra B: Tratado de Santo Ildefonso.
O Tratado de Santo Ildefonso foi assinado em 1777 entre as coroas portuguesa e espanhola, definindo as fronteiras de suas colônias na América do Sul.
Letra D: Tratado Badajoz.
O Tratado de Badajoz foi assinado em 1801 entre as coroas portuguesa e espanhola para resolver a disputa entre esses dois reinos na Europa e acabou impactando as definições de fronteiras em suas colônias na América do Sul.
Letra E: Tratado de Utrecht.
Houve dois tratados de Utrecht. O primeiro assinado em 1713 definiu os limites do norte do Brasil e o segundo assinado em 1715 entre espanhóis e portugueses definiu as fronteiras do sul.
Referência:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.
Deixe um comentário