Com relação ao período da Primeira República brasileira, que vigorou até 1930, julgue C ou E.Durante a gestão do Barão do Rio Branco no Ministério das Relações Exteriores, todas as disputas fronteiriças herdadas do Império foram definidas favoravelmente ao Brasil.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Com relação ao período da Primeira República brasileira, que vigorou até 1930, julgue C ou E.
- Durante a gestão do Barão do Rio Branco no Ministério das Relações Exteriores, todas as disputas fronteiriças herdadas do Império foram definidas favoravelmente ao Brasil.
De fato, o período da chancelaria do Barão do Rio Branco (1902-1912) seria marcado pela consolidação da grande maioria das fronteiras brasileiras, que foi adotada como grande prioridade pelo chanceler. Elaborando toda uma nova sistemática de resolução das questões lindeiras, Rio Branco alcançaria bastante sucesso na sua atuação, sendo a Questão do Acre o seu ponto mais agudo; mas não se pode dizer que todas as disputas foram definidas a favor do Brasil.
No Prata, apesar de ter alcançado histórica vitória sobre a Argentina na Questão de Palmas ainda no Império, o Barão do Rio Branco optou por um gesto de boa vontade e de aproximação amistosa para toda a América Latina. As disputas territoriais com o Uruguai em torno da Lagoa Mirim e do Rio Jaguarão seriam solucionadas por iniciativa brasileira em 1909, cedendo territórios até mesmo além das reivindicações uruguaias originais. Num enquadramento mais amplo, tratava-se de esterilizar as acusações argentinas a respeito de um possível imperialismo brasileiro e de colocar o país como uma fonte de estabilidade na América do Sul.
No Norte, as disputas entre o Brasil e a Guiana Inglesa se arrastaram durante o século XIX sem que nenhuma resolução efetiva fosse alcançada, mesmo com as ofertas de partição elaboradas de cada um dos lados. Em 1901, ou seja, ainda antes do período Rio Branco, as partes pactuaram a solução pela arbitragem internacional, que seria depositada no rei Vitório Emanuel III de Itália. Rio Branco chanceler, foi destacado para a argumentação brasileira junto ao rei italiano o experiente Joaquim Nabuco, que entregaria extensa documentação à apreciação da arbitragem. No entanto, em 1904, a arbitragem faria prevalecer o entendimento de que a bipartição territorial seria a medida mais adequada, resultando para o Brasil uma área inferior até mesmo àquela que havia sido oferecida pelo governo britânico no século XIX. Tratou-se de uma das mais expressivas derrotas da política externa brasileira sob o comando do Barão do Rio Branco. Além disso, o Tratado Geral de Limites só seria celebrado entre Brasil e Reino Unido em 1924; bem como outras disputas menores com a Bolívia e com o Peru só seriam plenamente equacionadas já na Era Vargas (1930-1945) Portanto, item ERRADO.
Deixe um comentário