Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A gripe espanhola, também chamada de peste pneumônica, foi uma pandemia que atingiu o mundo em 1918-1919, provocando milhões de mortes. Segundo estimativas, 500 milhões de pessoas, um terço da população mundial da época, foram infectadas, causando a morte de 25 milhões a 50 milhões de indivíduos, mais do que a Primeira Guerra Mundial.

A respeito dessa epidemia e de seus impactos no Brasil, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

(  ) A gripe infectou brasileiros a partir de 1918, no contexto das viagens marítimas motivadas pela participação do Brasil no patrulhamento do Atlântico Sul, como parte do esforço de guerra ao lado dos Aliados.

(  ) O Presidente Wenceslau Braz convocou o sanitarista Carlos Chagas para controlar a doença no Rio de Janeiro, e este aproveitou a crise para criar o primeiro sistema público universal de saúde na capital.

(  ) A gripe espanhola disseminou-se fortemente nos centros urbanos com maior concentração populacional, e a maioria de suas vítimas provinha das camadas populares e dos grupos chamados de indigentes.

As afirmativas são, de cima para baixo,

Resposta:

A alternativa correta é letra B) V – F – V.

 

Gabarito: Letra B

 

A sequência correta é: V-F-V

 

Vamos analisar as proposições.

 

( V ) A gripe infectou brasileiros a partir de 1918, no contexto das viagens marítimas motivadas pela participação do Brasil no patrulhamento do Atlântico Sul, como parte do esforço de guerra ao lado dos Aliados.

 

A gripe infectou brasileiros a partir de 1918, no contexto das viagens marítimas de patrulhamento e socorro médico que saíam do país em direção ao continente africano e à Europa. O Brasil participou da Primeira Guerra enviando navios que patrulhavam o Atlântico e também socorriam outros navios que eram afundados por submarinos alemães. A presença nesses espaços fez com que uma série de navios brasileiros voltassem ao país contaminados com o vírus da gripe e sem qualquer atitude de desinfecção e até mesmo de conhecimento da doença, que era recente, propiciou a disseminação da gripe em solo brasileiro.

 

( F ) O Presidente Wenceslau Braz convocou o sanitarista Carlos Chagas para controlar a doença no Rio de Janeiro, e este aproveitou a crise para criar o primeiro sistema público universal de saúde na capital.

 

O presidente Wenceslau Braz convocou o sanitarista Carlos Chagas para ser diretor geral da Saúde Pública e, assim, controlar a doença na capital federal. Inicialmente, Carlos Chagas recusou o convite e a diretoria foi assumida por Theophilo Torres, mas a imprensa e o clamor popular fizeram com que Chagas assumisse a diretoria geral de Saúde Pública a fim de combater a epidemia. O erro nessa alternativa está em dizer que houve a criação do primeiro sistema público universal de saúde. Este é uma criação recente, adotado a partir de final da década de 1980.

 

(V) A gripe espanhola disseminou-se fortemente nos centros urbanos com maior concentração populacional, e a maioria de suas vítimas provinha das camadas populares e dos grupos chamados de indigentes.

 

A gripe denominada espanhola espalhou-se pelas principais cidades do país, locais de maior contingente populacional naquele período. A doença foi especialmente violenta em áreas que apresentavam deficiente estrutura sanitária, como os subúrbios e cortiços espalhados pela cidade, e sobre indivíduos com deficiências nutricionais e de saúde.

   

Referência:

 

GOULART, Adriana da Costa. "Revisitando a espanhola: a gripe pandêmica de 1918 no Rio de Janeiro". História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 1, p. 101-42, jan.-abr. 2005.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *