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“No começo do século XX, era um desafio para escritores e artistas divulgarem suas produções, num país de dimensões continentais cheio de contrastes, onde quase 80% da população era analfabeta representando um obstáculo ao acesso à cultura.”

(SALIBA, 2012, p.239)

Analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, tendo por base a citação acima.

( ) Após a abolição formal o trabalho escravo continuou marcando a vida de muitos brasileiros e, por isso, a cultura popular prevaleceu diante da cultura letrada, a exemplo da literatura de cordel que passou a ser divulgada inicialmente nas feiras livres e posteriormente ganhou espaço nas principais livrarias da época.

( ) Após a Proclamação da República, a supremacia cultural do Rio de Janeiro cedeu lugar para os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Esses Estados se transformaram em epicentros catalizadores de toda cultura nacional devido à política café-com-leite.

( ) Com formatação moderna, focada sobretudo no público urbano, feminino e infantil, o novo jornalismo foi destaque no campo cultural: algumas revistas ganharam destaque no Rio: Revista da Semana (1900), O Malho (1902), Kosmos (1904), Fon-Fon (1907), Careta (1908).

( ) Com a criação do Ministério da educação e cultura, após a Proclamação da República, o mercado editorial ganhou impulso. No entanto, o acesso à leitura continuou restrito ao pequeno número de alfabetizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) F, F, V, F.

Gabarito: ALTERNATIVA B

   

“No começo do século XX, era um desafio para escritores e artistas divulgarem suas produções, num país de dimensões continentais cheio de contrastes, onde quase 80% da população era analfabeta representando um obstáculo ao acesso à cultura.” (SALIBA, 2012, p.239)

 
  • (F) Após a abolição formal o trabalho escravo continuou marcando a vida de muitos brasileiros e, por isso, a cultura popular prevaleceu diante da cultura letrada, a exemplo da literatura de cordel que passou a ser divulgada inicialmente nas feiras livres e posteriormente ganhou espaço nas principais livrarias da época.

Ora, se, como diz o enunciado, o analfabetismo era uma realidade abundante no final do século XIX. Portanto, como poderia a literatura de cordel poderia ser um meio importante de difusão cultural? Perceba o estudante que a afirmativa não faz sentido em seus próprios termos. Com níveis tão elevados de analfabetismo, predominam as formas orais de difusão cultural entre as massas, ao passo que apenas uma pequena parcela da população tem acesso aos meios formais. AFIRMATIVA FALSA.

 
  • (F) Após a Proclamação da República, a supremacia cultural do Rio de Janeiro cedeu lugar para os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Esses Estados se transformaram em epicentros catalizadores de toda cultura nacional devido à política café-com-leite.

Ao contrário de outros estados, a cidade do Rio de Janeiro tinha níveis de analfabetismo mais baixos, girando em torno dos 60% da população. A liderança de Minas Gerais e de São Paulo se dava nos planos econômico e político, e não no cultural. Culturalmente, a capital da república continuaria sendo o centro mais vibrante, principalmente nos primeiros anos do século XX, quando passaria por uma série de reformas urbanas inspiradas em Paris. AFIRMATIVA FALSA.

 
  • (V) Com formatação moderna, focada sobretudo no público urbano, feminino e infantil, o novo jornalismo foi destaque no campo cultural: algumas revistas ganharam destaque no Rio: Revista da Semana (1900), O Malho (1902), Kosmos (1904), Fon-Fon (1907), Careta (1908).

Como destacado acima, o analfabetismo era um pouco menos calamitoso no Rio de Janeiro em comparação com o restante do país. Isso permitiu o surgimento de uma nova imprensa na capital focada no público urbano. A efervescência cultural da cidade ensejou uma série de publicações de jornais e revistas para diversos públicos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • (F) Com a criação do Ministério da educação e cultura, após a Proclamação da República, o mercado editorial ganhou impulso. No entanto, o acesso à leitura continuou restrito ao pequeno número de alfabetizados.

O Ministério da Educação e Cultura só seria criado em 1930, depois da queda da Primeira República (1889-1930). Portanto, não faz sentido se associar diretamente a criação do MEC à Proclamação da República. AFIRMATIVA FALSA.

 

Assim, temos a sequência: F - F - V - F.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
a)  V, V, F, F.
b)  F, F, V, F.
c) 
 F, F, V, V.
d)  F, V, V, F.
e)  F, V, V, V.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

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