Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé teve o próprio nome alterado para Território Federal de Rondônia, por sugestão do médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta Edgar Roquette Pinto.

 

Disponível em: <http://www.rondonia.ro.gov.br>. Acesso em: 2 set. 2018, com adaptações.

 

Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que o marechal Rondon, homenageado no nome do estado de Rondônia, destacou-se

Resposta:

A alternativa correta é letra C) pelo pioneirismo em comunicação na floresta.

Gabarito: Letra C (pelo pioneirismo em comunicação na floresta)

  

O Marechal Rondon, nome que homenageia o estado de Rondônia, foi uma das figuras mais importantes do Brasil Republicano devido ao seu propósito de levar a comunicação aos territórios mais afastados dos centros urbanos e também por tentar integrar os indígenas à sociedade brasileira.

 

Rondon desbravou mais de 50.000 quilômetros no interior e estendeu mais de 2.000 quilômetros de fios de cobre pelas diversas regiões do País, principalmente o cento-oeste e o norte, ligando as mais longínquas paragens brasileiras pela comunicação do telégrafo. Como indigenista, dialogou com grupos indígenas, estudou os usos e costumes dos habitantes dos lugares percorridos, participou da criação de medidas legais de proteção aos silvícolas.

   

Por que as demais estão incorretas?

   

Letra A: por ser o primeiro governador do estado de Rondônia.

  

O primeiro governador do estado de Rondônia foi o coronel Jorge Teixeira. Exerceu o cargo de 1982 a 1985. Lembrando que Rondônia só passou a ser estado de fato em 1982, com a mudança de status de território federal para a categoria de estado.

   

Letra B: pela idealização da construção da usina hidrelétrica de Jirau.

  

A usina hidrelétrica de Jirau foi construída entre 2009 e 2016, muito tempo depois das atividades de Rondon.

   

Letra D: por vencer a guerra contra invasores espanhóis.

  

Apesar de Rondon ser um militar, é mais conhecido por ser um patrono das comunicações do que um soldado. Além do mais, o Brasil não estava em guerra contra a Espanha ou invasores espanhóis.

   

Letra E: pelas relações hostis com os índios.

  

Rondon é conhecido por estabelecer contato com os indígenas de forma respeitosa, sem belicismo. Era defensor do relacionamento baseado no entendimento da cultura indigena para assimilá-lo à sociedade brasileira. Seu lema era: “morrer se preciso for, matar nunca”, denotando que não era favorável ao extermínio de indígenas hostis ao avanço do capitalismo brasileiro.

   

Referências:

   

Controladoria Geral do Estado de Rondônia. Lista de governadores. Disponível em: http://transparencia.ro.gov.br/Governadores. Acesso: 05 jan. 2021.

  

Exército Brasileiro. Patronos. Disponível em: https://www.eb.mil.br/patronos/-/asset_publisher/e1fxWhhfx3Ut/content/rondon. Acesso: 05 jan. 2021.

  

Museu do Índio. Marechal Rondon. Disponível em: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/252-marechal-rondon. Acesso: 05 jan. 2021.

  

Portal G1. 3ª maior hidrelétrica do Brasil, Jirau é inaugurada oficialmente em Rondônia. Disponível em: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2016/12/3-maior-hidreletrica-do-brasil-jirau-e-inaugurada-oficialmente-em-rondonia.html. Acesso: 05 jan. 2021.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *