Julgue o item a seguir, a respeito da história e da institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo.
A preocupação com o patrimônio no Brasil teve início na década de 20 do século passado, com a realização da Semana de Arte Moderna em 1922, da qual participaram Mário de Andrade e Lúcio Costa; contudo, somente em 1972 foram editados os primeiros decretos e resoluções em prol da salvaguarda dos patrimônios nacionais.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Julgue o item a seguir, a respeito da história e da institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo.
- A preocupação com o patrimônio no Brasil teve início na década de 20 do século passado, com a realização da Semana de Arte Moderna em 1922, da qual participaram Mário de Andrade e Lúcio Costa; contudo, somente em 1972 foram editados os primeiros decretos e resoluções em prol da salvaguarda dos patrimônios nacionais.
A banca ofereceu duas oportunidades claras de acerto para o candidato mais bem preparado. Primeiro, o urbanista moderno Lúcio Costa, que projetaria o Plano Piloto de Brasília, contava apenas vinte anos na ocasião da Semana de Arte Moderna e apenas em 1924 se graduaria em arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes. Mais importante do que isso, a arquitetura moderna de Lúcio Costa e do Brasil só se desenvolveria na década de 1930 sob a influência de Le Corbusier, sendo uma arte praticamente ausente da Semana de 1922. Mário de Andrade, por sua vez, foi um dos principais nomes da Semana, mas, àquela altura, já era um escritor publicado e já vinha desenvolvendo uma bem organizada pesquisa sobre o Brasil.
Por outro lado, os primeiros grandes avanços para a salvaguarda do patrimônio histórico nacional foram organizados durante a Era Vargas (1930-1945). Em busca da criação de uma memória coletiva capaz de galvanizar a população em torno de uma ideia abstrata de nação, Vargas combinou a propaganda estatal com a difusão da História do Brasil, valorizando seu passado em diversas frentes: desde as representações carnavalescas até o tombamento de complexos históricos com as cidades mineiras do ciclo da mineração. Não por acaso, o embrião do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), a Inspetoria de Monumentos Históricos, foi fundado em 1934 no bojo da construção de uma legislação capaz de proteger esse patrimônio.
Por fim, é importante destacar que é muito impreciso falar que não havia preocupação alguma com o patrimônio histórico no Brasil antes do impulso Modernista de reinterpretação do país. Ainda que não houvesse uma política clara e bem organizada, é importante destacar que havia esforços de constituição de alguma forma de memória brasileira desde a Missão Francesa no Período Joanino (1808-1820) e perpassando toda o Império (1822-1889), período no qual se pode verificar a constituição de importantes acervos de história e de história na natural, a constituição do Instituto Histórico e Geográfico Brasil (IHGB) e de embriões de museus e a visita do imperador a sítios arqueológicos no interior do país. Portanto, atribuir ao Modernismo toda a preocupação com o patrimônio cultural brasileiro é um flagrante exagero.
Destaque-se ainda que o candidato poderia ter solucionado este item apenas tendo um conhecimento mínimo sobre o órgão para o qual o concurso se destinava, já que a própria fundação do IPHAN serve para desmontar a argumentação apresentada no item. Sem mais, o item está ERRADO.
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