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Leia o texto.

 

“As páginas que aí vão – escrevi-as para vós, meus filhos, ao celebrar a nossa Pátria o quarto centenário do seu descobrimento. Sorri-me a esperança de que encontrareis nelas prazer e proveito.

 

Consiste a minha primordial ambição em vos dar exemplos e conselhos que vos façam úteis à vossa família, à vossa nação e à vossa espécie, tornando-vos fortes, bons, felizes. Se de meus ensinamentos colherdes algum fruto, descansarei satisfeito de haver cumprido a minha missão.” – Afonso Celso. Por que me Ufano de meu país, 1908.

 

Tendo esse livro escolar como exemplo, é correto afirmar que a escola, naquele contexto,

Resposta:

A alternativa correta é letra B) exaltava a riqueza e a beleza da terra.

Gabarito: Letra B
 
Escrito no período de consolidação da República Oligárquica, "Por que me Ufano de meu país"  insere-se historicamente em um momento de exaltação da nação brasileira, que marca parte da produção intelectual da Primeira República, em constante busca ou afirmação de uma identidade nacional
 
O livro de Afonso Celso se tornou uma leitura obrigatória nas escolas secundárias brasileiras, tornando-se uma verdadeira cartilha de nacionalidade, com função moralizadora e intenção educativa, cívica, patriótica e social.

 

A obra está dividida em 42 pequenos capítulos que procuram demonstrar a superioridade brasileira, a partir de onze argumentos e fatos: grandeza territorial, beleza física, riqueza, variedade e amenidade do clima, ausência de calamidades, excelência dos elementos que entraram na formação do tipo nacional, não ter sido povoado por degradados, os nobres predicados do caráter nacional, nunca ter sofrido humilhação e nunca ter sido vencido, procedimento cavalheiresco e digno com os outros e as glórias a colher a sua história.
 
Por que as outras alternativas estão incorretas
 
As outras alternativas não contemplam o que está expresso no livro citado na questão e remetem a diferentes lógicas pedagógicas / didáticas ou formas de se pensar a educação brasileira ou a história e seu ensino.
 
Letra A: Alude à corrente historiográfica denominada de “Nova História” que, entre outras coisas, busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns, em contraste com as abordagens que privilegiam a política ou a "teoria do grande homem".
 
Letra C: Faz referência à pedagogia crítica de Freire e/ou à pedagogia histórico-crítica.
 
Letra D: Remete a uma lógica positivista, como foi a da Reforma Benjamin Constant que, dentre outras mudanças, propunha a inclusão de disciplinas científicas nos currículos, mas que não chegou a ser executada.
 
Letra E: Relaciona-se à educação no período colonial, caracterizada pelo ensino ministrado pela Companhia de Jesus e que tinha por objetivo converter indígenas e recrutar fiéis e servidores.
 
Respostas baseadas nas fontes:


BASTOS, M. H. C. “Amada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900)”. Educar, Curitiba, n. 20, p. 245-260. 2002. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a18.pdf. Acesso: 23 out. 2019.
 
RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. “História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão”. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, n. 4, p. 15-30, Julho, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000100003 . Acesso: 23 out. 2019.

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