Os sapos
(Manuel Bandeira.)
Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.
Em ronco que aterra,
Berra o sapo‐boi:
– “Meu pai foi à guerra!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”
O sapo‐tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: – “Meu cancioneiro
É bem martelado.
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.
O meu verso é bom.
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.
Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.
Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas…”
Urra o sapo‐boi:
– “Meu pai foi rei” – “Foi!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”
[…]
(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.)
Dentre as diversas manifestações culturais que compõem os anos 1920 no Brasil, está presente, de forma relevante, a Semana de Arte Moderna, que ocorreu nos dias 13 (segunda‐feira), 15 (quarta‐feira) e 17 (sexta‐feira) de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. Era o Ano do Centenário da Independência de um País oligárquico. O evento abalou a elite paulista. Entre os poemas apresentados no segundo dia, está “O Sapo” de Manuel Bandeira. De acordo com o exposto, é correto identificar essa semana como:
- A) Um movimento de cunho artístico, dissociado de intenções políticas e com forte apologia e expansão da cultura estrangeira.
- B) Uma ruptura definitiva entre a cultura popular e a cultura erudita, definido claramente as classes sociais que cada uma representava.
- C) Um momento de grande repercussão cultural, embora não muito bem entendido e que provocou certo repúdio da plateia na época em que ocorreu.
- D) Um reflexo das vanguardas de movimentos europeus, embora com uma releitura tropical, em busca de um relato propriamente brasileiro e da construção de identidade.
Resposta:
A resposta correta é:
Letra D) Um reflexo das vanguardas de movimentos europeus, embora com uma releitura tropical, em busca de um relato propriamente brasileiro e da construção de identidade.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento cultural de grande importância no Brasil, que ocorreu durante o período da Primeira República. Embora a poesia de Manuel Bandeira, como "O Sapo", tenha sido apresentada durante o evento, a Semana de Arte Moderna não pode ser vista como uma dissociação da realidade política brasileira da época, o que descarta a alternativa A. Além disso, a semana não definiu claramente as classes sociais representadas pela cultura popular e erudita, o que descarta a alternativa B.
A alternativa C também é descartada, pois a Semana de Arte Moderna foi bem entendida por muitos e teve uma grande influência na cultura brasileira. Ao invés disso, a semana pode ser melhor vista como um reflexo das vanguardas de movimentos europeus, com uma releitura tropical que buscava um relato propriamente brasileiro e a construção de identidade.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.
(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.)
Dentre as diversas manifestações culturais que compõem os anos 1920 no Brasil, está presente, de forma relevante, a Semana de Arte Moderna, que ocorreu nos dias 13 (segunda‐feira), 15 (quarta‐feira) e 17 (sexta‐feira) de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. Era o Ano do Centenário da Independência de um País oligárquico. O evento abalou a elite paulista. Entre os poemas apresentados no segundo dia, está “O Sapo” de Manuel Bandeira.
- A) Um movimento de cunho artístico, dissociado de intenções políticas e com forte apologia e expansão da cultura estrangeira.
- B) Uma ruptura definitiva entre a cultura popular e a cultura erudita, definido claramente as classes sociais que cada uma representava.
- C) Um momento de grande repercussão cultural, embora não muito bem entendido e que provocou certo repúdio da plateia na época em que ocorreu.
- D) Um reflexo das vanguardas de movimentos europeus, embora com uma releitura tropical, em busca de um relato propriamente brasileiro e da construção de identidade.
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