Operários
Nascida em Capivari, no interior do estado de São Paulo, Tarsila do Amaral (1886- 1973) cumpriu um papel fundamental na arte brasileira. A boa posição financeira herdada da família permitiu a ela viajar para a Europa várias vezes para estudar. A influência marcou sua produção. Operários foi pintada em 1933 e exibe a força do estilo de Tarsila ao retratar a população paulistana e, ao fundo, chaminés e fábricas em formas geométricas.
Adaptado de vejasp.abril.com.br, 21/01/2011.
A década de 1930, quando a tela Operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira. Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época:
- A) defasagem salarial
- B) diversidade cultural
- C) associativismo sindical
- D) disparidade educacional
Resposta:
A alternativa correta é letra B) diversidade cultural
Gabarito: Letra B
Diversidade cultural
Ao observar o quadro de Tarsila do Amaral, pintado em 1933, podemos observar uma sequência de diferentes rostos posicionados um ao lado do outro, alguns sobrepostos, formando uma curva crescente, de pirâmide, que deixa transparecer ao fundo da tela as imagens das chaminés de uma fábrica, indicando tratar-se de operários a grande massa de trabalhadores retratados.
Ao notar cada rosto desenhado pela artista podemos perceber diferentes traços físicos (negros, brancos, mulatos) e de vestimentas, como no caso da moça coberta com um pano no canto inferior da tela, demonstrando a grande diversidade cultural que formava o grupo representado.
Essa diversidade é explicada de um lado pelo grande incentivo à imigração para o Brasil desde meados do século XIX e sobretudo nas décadas de 1910 e 1920, e, de outro lado pelo avanço industrial no país que elevou o número de operários no Brasil. Esses dois processos foram especialmente marcantes no estado de São Paulo que recebeu o maior número de imigrantes (aproximadamente 57% do total) e que se tornou o principal centro da industrialização brasileira em 1930 (concentrando 31% das indústrias).
É preciso assinalar que a vinda contínua, para o Brasil, de imigrantes de diferentes origens (italianos, portugueses, espanhóis, alemães, japoneses, sírio-libaneses, russos, lituanos, austríacos etc) colaborou para a mudança de diversos aspectos da vida social brasileira, transformando hábitos de alimentação, rotinas de trabalho, valores culturais, diversificando culturalmente o país.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: defasagem salarial
Não é possível presumir a partir da tela quanto ganha cada um dos operários retratados, logo, não é possível dizer que a tela nos permite observar a defasagem salarial dos operários brasileiros.
Letra C: associativismo sindical
Não é possível presumir a partir da tela que todos os operários retratados são associados sindicalmente, a tela retrata uma saída da fábrica, não apresentando nenhum elemento que pudéssemos associar ao sindicalismo.
Letra D: disparidade educacional
Não é possível presumir a partir da tela o nível de educação de cada um dos operários retratados, logo, não é possível dizer que a tela nos permite observar uma disparidade educacional entre os mesmos.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Dossiê A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. FGV/CPDOC. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CafeEIndustria/Imigracao Acesso em 20 de set. de 2021.
LOPES, Jonas. Quadro: “Operários”, de Tarsila do Amaral. Veja São Paulo. Publicado em 21 de janeiro de 2011. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/quadro-operarios-de-tarsila-do-amaral-sao-paulo/ Acesso em 17 de set. de 2021.
Deixe um comentário