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TEXTO I

Canto do pracinha só

Levaste na tua sacola
As cores claras da aurora
Levaste no teu bornal
As cores quentes do sol
Levaste no teu fuzil
A fúlgido flor de anil
Da bandeira do Brasil
Para o mundo libertar
( … )

Caminha soldado
Pra frente da luta
Que a luta é vitória
É canto de glória
A morte recria
A morte respeita
Quem sabe lutar

Outros deixaste esperando
No comovido poema do lar
( …)

Não pracinha querido
Marcha pra frente da luta
A vida dos brasileiros
Depende do teu combate
Faze com que tua pátria
No jogo da confusão
O mundo inteiro arrebate

Nasceste no berço verde
Da terra de Castro Alves
Da terra de Patrocínio
Da terra que não suporta
Os ferros da escravidão
( … )

Vou teus irmãos convocar
João, pracinha do Norte
Pedro, pracinha do Sul

Antonio, de Mato Grosso
Ricardo, da Paraíba
Fr-a.ncisco. do Ceará
Negro do cais da Bahia
Mineiro do Sabará
Ofereço-te quarenta e quatro milhões
Novecentos e noventa e nove mi 1
Novecentos e noventa e nove irmãos
(. .. )

Conquistastes a atmosfera antes de conquistar a liberdade
Na passarela de Bartolomeu de Gusmão
Bebeste o leite
Dos seringais atolados do Amazonas
O sal que te nutre é do Rio Grande do Norte
A carne que te enrijece é do Rio Grande do Sul
E no deserto antigo de Volta Redonda
Encastelaste as torres metálicas da siderurgia
( … )

Absurda pátria da mortalidade infantil
Dos patrões que mataram a vida
No seio das operárias tornadas infecundas
Pelas tarefas
Pátria trágica
Que dá maleita, isolamento, saudade e atropelo

Oswald de Andrade

Observe a imagem abaixo:

O autor do poema “Canto de um Pracinha Só”, Oswald de Andrade, tornou-se, com Mario de Andrade, um dos ícones do Movimento Modernista de 1922 que, no período entre- guerras, tinha como objetivo

Resposta:

A alternativa correta é letra E) promover as singularidades nacionais nas artes.

Gabarito: ALTERNATIVA E

   

O autor do poema "Canto de um Pracinha Só", Oswald de Andrade, tornou-se, com Mario de Andrade, um dos ícones do Movimento Modernista de 1922 que, no período entre- guerras, tinha como objetivo

  • a)  promover o isolamento cultural brasileiro.

Uma das bases do modernismo brasileiro era a "antropofagia cultural". Isso significava uma postura de absorver as influências internacionais, mas sem perder de vista a singularidade brasileira. Ou seja, pretendia-se inserir o Brasil de maneira madura nas discussões de arte moderna, sem mais emular os padrões internacionais tampouco negá-los, mas sim absorvê-los e transformá-los. Alternativa errada.

 
  • b) adotar os padrões internacionais nas artes.

Como explicado acima, não queriam os modernistas brasileiros uma adoção acrítica dos padrões internacionais. Essa era a postura combatida por eles, inclusive. Tratava-se de deglutir as influências, digeri-las e formar novas configurações e possibilidades, respeitando a singularidade brasileira. Alternativa errada.

 
  • c) retomar valores arcaicos da cultura nacional.

Há de se ter cuidado com o verbo "retomar" aqui. A ideia de retomar os valores do modernismo não era no sentido de reproduzi-los, mas sim de transformá-los. Buscar referências indígenas e coloniais passou a ser uma preocupação importante, mas não no sentido de emular um momento passado, mas sim de ajudar a projetar a singularidade brasileira para o futuro. Alternativa errada.

 
  • d) despersonalizar a expressão artística brasileira.

Pelo contrário, como já explicado, buscava-se afirmar a expressão artística brasileira, buscando no próprio Brasil as soluções para as contradições e os dilemas nacionais. O diálogo maduro com as formas importadas permitia essa afirmação do local. Alternativa errada.

 
  • e) promover as singularidades nacionais nas artes.

Conforme já explicado acima, a singularidade brasileira era a base do pensamento antropofágico. Não no sentido de negar as outras culturas, mas sim na perspectiva da integração absolutamente original e singular do Brasil. Era necessário afirmar esses elementos sem perder de vista a discussão sobre a arte moderna, abandonando o academicismo tradicional e buscando novas formas de construção singular para as artes nacionais. ALTERNATIVA CORRETA.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

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