Em 1924, no Brasil, o Movimento Antropofágico foi inaugurado com a publicação da obra “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade. Sobre esse Movimento é correto afirmar que:
- A) De modo geral buscava retratar em afrescos a cultura brasileira, assim, como os trabalhadores, porém, ansiava especificamente por evitar à alusão a beleza divina da alma.
- B) Sobre uma esfera, almejava retomar a cultura iluminista, retratando o homem e sua forma física, de outra, ressaltava a necessidade em negar a estética do corpo, em detrimento da alma.
- C) De um lado procurava negar a tradição romântica oitocentista europeia, pautada no romance romântico, e, de outro lado, registrar o amor das obras literárias, da pintura e da escultura da mesma época.
- D) Na medida em que defendiam o impressionismo, para exaltar as formas do corpo e do trabalho das mulheres brasileiras, desejava reproduzir o modelo expressionista, por meio da cultura brasileira.
- E) Da mesma forma que se desejava romper com modelos estéticos importados da Europa, aspirava-se por seguir os padrões ditados pelas vanguardas modernistas europeias, tais como o Futurismo e Surrealismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Da mesma forma que se desejava romper com modelos estéticos importados da Europa, aspirava-se por seguir os padrões ditados pelas vanguardas modernistas europeias, tais como o Futurismo e Surrealismo.
Gabarito: ALTERNATIVA E
- Em 1924, no Brasil, o Movimento Antropofágico foi inaugurado com a publicação da obra “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade. Sobre esse Movimento é correto afirmar que:
O enunciado faz referência ao momento do Modernismo das artes brasileiras, que teve seu marco fundador na Semana de Arte Moderna de 1922. À época, buscava-se uma nova expressão artística brasileira em diversos campos com a participação de jovens artistas e intelectuais, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade, Victor Brecheret, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade. O "Manifesto da Poesia Pau-Brasil" dava densidade a muitos dos princípios artísticos e estéticos que orientavam aquela geração. A partir dessa base, analisemos as alternativas que se seguem.
- a) De modo geral buscava retratar em afrescos a cultura brasileira, assim, como os trabalhadores, porém, ansiava especificamente por evitar à alusão a beleza divina da alma.
A redação da alternativa é bastante confusa, mas sua refutação é relativamente simples. A pintura em afrescos (técnica pictórica sobre paredes) estava muito distante do esforço modernista brasileiro, que pretendia se afastar das discussões das estéticas sacras e institucionais que marcaram profundamente o passado das artes plásticas brasileiras. Procurando uma estética urbana e moderna e causando grandes controvérsias com os setores mais conservadores, as artes plásticas do movimento modernista não dispunham, via de regra, de grandes espaços públicos; tornando a pintura sobre tela um de seus grandes recursos. Os modernistas brasileiros também se debruçariam sobre algumas possibilidades de revistas de arte e de escultura, mas sua maior expressão plástica foi a pintura sobre tela com temas urbanos e em diálogo com um passado mítico e rural. De arte sacra, o momento mais alto do Modernismo brasileiro ocorreria quinze anos após o Manifesto, com os azulejos da Igreja da Pampulha (Belo Horizonte) de Cândido Portinari. Alternativa errada.
- b) Sobre uma esfera, almejava retomar a cultura iluminista, retratando o homem e sua forma física, de outra, ressaltava a necessidade em negar a estética do corpo, em detrimento da alma.
Mais uma alternativa de redação um tanto confusa, o que facilita que o candidato mais atento a descarte em seu julgamento. Ora, como poderia haver uma negação da estética do corpo e um prejuízo para a exaltação da alma concomitantemente? Ora, se corpo e alma são depreciados, o que sobraria para os modernistas? Percebe, portanto, que o avaliador criou uma alternativa absurda, que não merece maiores atenções por parte do candidato. De qualquer maneira, cabe destacar que a proposta do Manifesto não se desenvolvia no sentido de retomar ou de recriar acriticamente qualquer um dos paradigmas europeus; mas antes estabelecer diálogos complexos entre as forças brasileiras e as correntes filosóficas e artísticas do mundo. Alternativa errada.
- c) De um lado procurava negar a tradição romântica oitocentista europeia, pautada no romance romântico, e, de outro lado, registrar o amor das obras literárias, da pintura e da escultura da mesma época.
Seria uma redução muito agressiva falar que o Modernismo se dedicava simplesmente à negação do Romantismo do século XIX, ainda que houvesse uma clara oposição e um aprofundamento dos questionamento do Realismo/Naturalismo. Muito além de negar ou se contrapor, a opção moderna se lançava sobre a construção de um ponto de vista eminentemente brasileiro sobre o mundo em meio a uma profunda investigação sobre o que era o Brasil de fato. Ainda que o amor pudesse ser um elemento de criação, seu registro era absolutamente secundário, uma vez que os artistas do período se lançaram a pensar o que era o Brasil profundo e desconhecido, procurando compor algo de inédito no mundo ao mesclar as tradições europeias com o singularismo nacional. Portanto, os maiores temas e preocupações dos modernistas estava em torno da construção do Brasil em interpretações originais e modernas, fazendo uma nova estética em franco (e altivo) diálogo entre o local e o internacional. Alternativa errada.
- d) Na medida em que defendiam o impressionismo, para exaltar as formas do corpo e do trabalho das mulheres brasileiras, desejava reproduzir o modelo expressionista, por meio da cultura brasileira.
Nas duas primeiras décadas do século XX, o impressionismo já era uma escola pictórica decadente na Europa e considerada insuficiente para a realidade brasileira. Além disso, é absurdo falar que o impressionismo - que pressupunha a ultravalorização da luz e da sublimação das formas geométricas - pudesse servir de base a para a valorização das formas femininas. Da mesma maneira, não se pode falar que o Manifesto defendesse a reprodução de qualquer modelo europeu, já que, antes de mais nada, buscava uma conjugação revolucionária das escolas europeias com a verdade brasileira, sem adesão acrítica a modelos artísticos. O corpo e o trabalho femininos estiveram, sim, presentes na arte modernista, mas em cores brasileiras e com novas técnicas de representação, sem uma clara filiação ao expressionismo. Alternativa errada.
- e) Da mesma forma que se desejava romper com modelos estéticos importados da Europa, aspirava-se por seguir os padrões ditados pelas vanguardas modernistas europeias, tais como o Futurismo e Surrealismo.
De maneira bastante simplista, a alternativa acaba por expressar uma das tensões fundamentais do modernismo brasileiro: a "antropofagia cultural" do Manifesto não se baseava na negação da existência das vanguardas e das escolas europeias, mas na absorção crítica, seletiva e miscigenada de seus princípios. Isto é, ao mesmo tempo em que se rompia com os modelos estéticos europeus na representação, dialogava-se com suas vanguardas para ajudar a compor uma interpretação terminalmente brasileira sobre as artes e sobre o próprio país. Nesse sentido, Futurismo e Surrealismo foram duas vanguardas importantes no esforço dos modernistas brasileiros para compor esse novo quadro de ruptura e de reinterpretação radical, processo semelhante que ambas as escolas propunham na Europa. A base nacional do modernismo brasileiro, no entanto, impunha-lhe uma dinâmica de assimilação e diálogo muito inovadores para as artes no Brasil. Portanto, é esta a ALTERNATIVA CORRETA.
Note bem o estudante que duas das alternativas poderiam ser eliminadas de antemão por não apresentarem a mínima coerência em seus próprios termos, num ato de claro descuido do avaliador. Este tipo de oportunidade não pode ser desprezado mesmo quando o candidato não tem conhecimento sobre o tema da questão. Portanto, compreender o quão descuidada foi a banca na construção da prova pode ser uma peça fundamental para que o candidato possa ganhar pontos mesmo em situações adversas aos seus conhecimentos. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
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