Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que tange ao contexto da chamada Revolução de 1930 e ao início da Era Vargas, julgue o item a seguir.

 

A “Aliança Liberal” propôs uma série de reformas destinadas a rever os direitos sociais, como instituição da jornada de trabalho de oito horas, férias, direito ao voto secreto, entre outras. O grupo não recorreu às formas tradicionais de fraude eleitoral, o que se revelou um dos principais fatores da respectiva derrota nas urnas.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

  

No que tange ao contexto da chamada Revolução de 1930 e ao início da Era Vargas, julgue o item a seguir.

 
  • A “Aliança Liberal” propôs uma série de reformas destinadas a rever os direitos sociais, como instituição da jornada de trabalho de oito horas, férias, direito ao voto secreto, entre outras. O grupo não recorreu às formas tradicionais de fraude eleitoral, o que se revelou um dos principais fatores da respectiva derrota nas urnas.

A Aliança Liberal foi a grande frente oposicionista formada para as eleições de 1930 em torno da candidatura de Getúlio Vargas. Naquele momento, havia uma clara desarticulação do sistema de alianças políticas da Primeira República, emergindo setores oligárquicos desconectados dos acordos anteriores da política dos governadores. Ao mesmo tempo, importantes setores das sociedades urbanas exibiam seu cansaço contra o regime instituído, compreendendo-o como uma perversão contra o pensamento republicano e positivista que animou a própria Proclamação da República.

 

Nesse sentido, o tenentismo foi uma das expressões urbanas mais profundas desse descontentamento, mas seu absoluto fracasso pela via armada deixava clara a necessidade de uma articulação mais complexa. A Aliança Liberal foi criada justamente para organizar esse sentimento e dar sentido a reformas profundas da república brasileira. Dentro do programa elementar dessa frente, de fato, havia um compromisso profundo com reformas institucionais para dar força à democracia e à modernização geral do país. Assim, havia um compromisso com o combate às fraudes e a criação de um código eleitoral federal, que deveria disciplinar a vida democrática brasileira como um todo. Nesse plano, havia grande insistência na direção das liberdades individuais, da anistia aos tenentistas revoltosos e da reforma política.

 

O programa eleitoral da Aliança Liberal tinha, assim, duas frentes fundamentais de atuação: as oligarquias não associadas ao governo federal e a classe média urbana. Nesse sentido, defendia a ampliação da base produtiva brasileira a partir do desmonte dos mecanismos de proteção ao café ao mesmo tempo em que avançava para uma agenda social, que era entendida por Washington Luís como assunto policial. Defendendo a regulamentação do trabalho urbano, a ampliação previdenciária, a disciplina das jornadas de trabalho e a aplicação da lei de férias, a Aliança Liberal organizava um discurso para a vida urbana também.

 

No entanto, as instituições eleitorais viciadas da Primeira República atuaram fartamente nas eleições de 1930 para ambos os candidatos. Com a responsabilidade recaindo sobre mesas municipais e estaduais, o processo de votação era todo manipulado pelas máquinas governamentais e tomado por fraudes graves. Se a vitória do governista Júlio Prestes foi claro resultado da manipulação das urnas e do processo, também houve evidentes movimentações para favorecer a candidatura de Getúlio Vargas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a Aliança Liberal supostamente recebeu cerca de 99,2% dos votos válidos para a presidência. Ou seja, não se pode colocar o grupo como algo absolutamente alheio às fraudes eleitorais, ainda que tenham sido fervorosos defensores das reformas democráticas. Sem mais, item ERRADO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *