Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Revolução de 1930 no Brasil marca uma ruptura com a antiga política de domínio de uma elite rural oligárquica que dominava o país. Sobre o ensino desse tópico, com base nas orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Em vez de indicar um paulista para a presidência como era o hábito do rodízio das oligarquias do PRP e do PRM, Washington Luís preferiu apoiara candidatura do mineiro Júlio Prestes.

Gabarito: ALTERNATIVA B

  

A Revolução de 1930 no Brasil marca uma ruptura com a antiga política de domínio de uma elite rural oligárquica que dominava o país. Sobre o ensino desse tópico, com base nas orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

  • a)  São aspectos importantes, do período, a serem relacionados: a república velha, o domínio das oligarquias rurais e o clientelismo, a revolução russa, o movimento anarquista, a Semana da Arte de 1922, a Coluna Prestes, a crise de 1929 e suas repercussões na economia brasileira e o tenentismo.

A Revolução de 1930 está inserida em todo um processo complexo brasileiro da década de 1920. A República Velha (1889-1930) chegava ao esplendor e ao travamento do teatro oligárquico em torno do poder central: o domínio das oligarquias mineira e paulista sobre a política nacional se equilibrava em relações clientelistas com os governadores estaduais e suas respectivas elites, o que mantinha um projeto reacionário de poder no centro da vida política. Essa ordem sofria pressões externas em nome da modernização do país e os movimentos tenentistas - entre os quais se insere a Coluna Prestes - foram a expressão mais extrema dessa insatisfação, que também era elaborada pelo nascente movimento operário brasileiro, que dialogava tanto com o anarco-sindicalismo quanto com ecos da Revolução Russa (1917). Internamente, no entanto, esse pacto de elites também sofria abalos expressivos: a crise de 1929 e a depreciação internacional do valor do café desorganizavam as bases econômicas dessas elites. Culturalmente, é curioso, filhos dessas oligarquias voltavam da Europa com ideias modernizadoras, contrariando, portanto, as forças que os financiaram originalmente. A expressão mais bem acabada dessa pressão cultural pela modernização brasileira seria a Semana de Arte Moderna de 1922, que abriria as portas para experimentações muito distantes da ordem vigente. A Revolução de 1930, que encerraria a ordem da Primeira República, emergiu dessas pressões modernizantes, principalmente do tenentismo de bases positivistas. Sem erros na alternativa.

 
  • b)  Em vez de indicar um paulista para a presidência como era o hábito do rodízio das oligarquias do PRP e do PRM, Washington Luís preferiu apoiara candidatura do mineiro Júlio Prestes.

A alternativa erra ao tentar organizar o ponto de ruptura entre as oligarquias mineira e paulista. De fato, os partidos republicanos mineiro (PRM) e paulista (PRP) vinham se sucedendo na presidência há tempos com pequenos sobressaltos. A morte prematura de Rodrigues Alves (PRP), no entanto, estabeleceu um hiato na alternância, porque lhe sucederam Epitácio Pessoa e Artur Bernardes, ambos do PRM. Washington Luís, paulista apoiado pelo PRM, reconduziu o PRP ao poder e restabeleceu a prática, mas entendeu que era direito dos paulistas ter um presidente consecutivo a exemplo do que fizeram os mineiros, que argumentavam que o período Pessoa-Bernardes se dera por uma exceção. Nesse momento, o pacto das oligarquias se fraturou decisivamente, com o presidente Washington Luís insistindo em fazer do paulista Júlio Prestes o seu sucessor. Parte da elite mineira preferiu se alinhar à Aliança Liberal liderada por Getúlio Vargas, candidatura que seria derrotada em 1930 em eleições fraudulentas, que elegeram Júlio Prestes. No entanto, o candidato vitorioso não alcançaria a presidência por conta da Revolução de 1930, que levou Vargas ao poder. Por ser a única que apresenta erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • c)  O professor deverá ensinar o momento político da sucessão presidencial, a aliança liberal, o governo provisório, revolução constitucionalista.

Como apontado acima, a tensão da sucessão presidencial de 1930 e a Aliança Liberal estavam intimamente ligadas à crise final que levou à Revolução de 1930. O Governo Provisório foi sua resultante imediata, com Getúlio Vargas governando o país sem uma Constituição e sob poderes discricionários entre 1930 a e 1934. Nesse ínterim, a elite paulista organizou a Revolução Constitucionalista de 1932 para questionar a legitimidade do governo provisório varguista, exigir uma nova Constituição e o restabelecimento da normalidade democrática depois de dois anos de ruptura institucional. Sem erros na alternativa.

 
  • d)  O movimento de 1930 tornou-se um marco político importante inaugurando algumas reformas no campo econômico e social e a emergência de um Estado forte preocupado em regulamentar as relações de trabalho, incentivar o desenvolvimento das indústrias, sem contudo alterara estrutura agrária baseada no latifúndio.

A alternativa aborda pontos centrais do movimento revolucionário de 1930. Com forte inspiração positivista de corte conservador, o movimento pretendia a modernização do país por meio da orientação direta do Estado sem comprometer as bases da propriedade privada e da ordem social. As reformas econômicas e sociais sob um Estado forte se dariam com vistas ao desenvolvimento econômico baseado na industrialização e na urbanização, mas sem alterar as estruturas fundiárias brasileiras, estas dominadas pelo latifúndio há séculos. A modernização brasileira seria pensada com bases urbanas num país essencialmente rural, buscando reformar as instituições e orientar a formação de uma identidade nacional organizada e disciplina em direção ao mundo industrial. Sem erros na alternativa.

   

Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *