Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O golpe que depôs o presidente Washington Luís em outubro de 1930 foi o resultado de uma articulação entre militares e civis.


Acerca desse movimento, é CORRETO afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Getúlio Vargas foi ministro da Fazenda do Governo Washington Luís, mas afastou-se para assumir a presidência do estado do Rio Grande do Sul e de lá iniciou a aliança com Minas Gerais, visando ocupar a presidência da República.

Gabarito: Letra D

 

Getúlio Vargas foi ministro da Fazenda do Governo Washington Luís, mas afastou-se para assumir a presidência do estado do Rio Grande do Sul e de lá iniciou a aliança com Minas Gerais, visando ocupar a presidência da República.

 

Getúlio Vargas foi ministro da Fazenda de Washington Luís de 1926 a 1927, cargo que deixou para assumir a presidência do Rio Grande do Sul (1927-1930).

Posteriormente formou uma aliança envolvendo Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul pela qual concorreu às eleições de 1930, mas não chegou a vencer a disputa eleitoral.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Paulistas e mineiros representavam as principais forças políticas na República Velha. A crise de 1929 afetou de tal modo a economia paulista que levou Minas Gerais ao campo oposicionista representado pelo Rio Grande do Sul.

 

Paulistas e mineiros representavam as principais forças políticas durante a Primeira República, devido ao poder econômico e político que detinham, bem como pela aliança política estabelecida entre as oligarquias desses dois estados, na chamada “Política do Café com Leite”. Contudo, o que levou Minas Gerais ao campo oposicionista, não foi a crise de 1929 e sim o rompimento, por parte dos paulistas, da aliança anteriormente estabelecida visto que, segundo a Aliança do Café com Leite, o presidente Washington Luís deveria indicar/apoiar um candidato mineiro à presidência da República nas eleições de 1930, mas não foi o que ele fez, seu apoio foi para Júlio Prestes, governador paulista.


Letra B:  A Revolução de 1930 foi um movimento articulado entre as regiões Sul e Sudeste. As demais regiões assistiram passivamente à luta pelo poder entre Minas e São Paulo.

 

A Revolução de 1930 foi um movimento articulado entre as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, mesmos estados que faziam parte da Aliança Liberal. Além disso, envolveu também Pernambuco. Não foi simplesmente uma luta pelo poder entre Minas e São Paulo.


Letra C:  As eleições de 1930 demonstraram a força da Aliança Liberal. O acordo entre Minas e São Paulo acabou minando a resistência do velho regime. As eleições confirmaram o desejo de mudança da população com a eleição de Getúlio Vargas.

 

As eleições de 1930 não demonstraram a força da Aliança Liberal, pois essa não saiu vitoriosa. Júlio Prestes, o candidato paulista, e não Getúlio Vargas, candidato da Aliança, é que saiu vitorioso da disputa. Assim, articulou-se a Revolução (ou Golpe) de 1930 em resposta a essa vitória e na tentativa de impedir a posse de Júlio Prestes.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Dossiê A Era Vargas: dos ano 20 a 1945. FGV CPDOC. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/getulio_vargas Acesso em 31 de jan. de 2022.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *