Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A Revolta do Contestado recebeu este nome por ocorrer em uma região disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina. O pivô dessa revolta popular, que encontrou expressão na linguagem religiosa e apocalíptica, tal como Canudos, foram as ações da Brazil Railway e da Southern Lumber do empresário estadunidense Percival Farquhar, que tomou à força as terras de posseiros pobres da região, acirrando as tensões sociais locais. Liderados por um “monge’, José Maria, os camponeses se rebelaram durante 4 anos, provocando um conflito com um saldo de 20 mil mortos” (NAPOLITANO, 2016, p.36).

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O monge José Maria e seus seguidores se instalaram em Taquara, área de disputa pelos estados do Paraná e Santa Catarina. A organização da comunidade associava práticas religiosas com organização militar e seus sermões atacavam diretamente a República.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar o fato que marcou aquele período histórico.

 

A) O monge José Maria e seus seguidores se instalaram em Taquara, área de disputa pelos estados do Paraná e Santa Catarina. A organização da comunidade associava práticas religiosas com organização militar e seus sermões atacavam diretamente a República.

CORRETO. A região do Contestado, onde ocorreu a revolta, era uma área de disputa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. O monge José Maria e seus seguidores, de fato, se instalaram em Taquara. A organização da comunidade associava práticas religiosas com organização militar, e os sermões do monge José Maria atacavam diretamente a República, que era vista como opressora e responsável pela situação de miséria dos camponeses.

 

B) O implacável coronel Moreira César, com cerca de mil homens, atacou duramente os seguidores do monge José Maria, levando à destruição total dos insurgentes em 1912.

INCORRETO. O coronel Moreira César, conhecido por sua atuação implacável, não participou da Revolta do Contestado. Ele, na verdade, atuou na repressão à Revolta de Canudos, que ocorreu no final do século XIX, no estado da Bahia. Além disso, a Revolta do Contestado não foi resolvida em 1912, mas sim em 1916, após quatro anos de conflito.

 

C) O governo do Paraná acreditava que a chegada de José Maria a Taquara era uma invasão catarinense e as tropas locais mataram todos os seguidores, exceto o monge José Maria que conhecia bem a região e fugiu para Santa Catarina e passou a ajudar as tropas locais.

INCORRETO. Não há registros de que o governo do Paraná tenha interpretado a chegada de José Maria a Taquara como uma invasão catarinense. Além disso, o monge José Maria morreu em 1912, durante um dos primeiros conflitos da revolta, e não sobreviveu para fugir para Santa Catarina e auxiliar as tropas locais.

 

D) Após o conflito do Contestado e todo derramamento de sangue, a empresa Brazil Railway e a Southern Lumber deixaram a região e preferiram investir em São Paulo.

INCORRETO. Não há registros que indiquem que as empresas Brazil Railway e Southern Lumber, que foram pivôs da revolta, tenham deixado a região após o conflito e preferido investir em São Paulo. As empresas continuaram suas atividades na região, mesmo após o fim do conflito.

 

E) Os seguidores de José Maria acreditavam na sua ressureição e, fortalecidos por esta crença, conseguiram a vitória em 1914 diante das tropas militares.

INCORRETO. Os seguidores de José Maria, de fato, acreditavam na sua ressurreição. No entanto, eles não conseguiram a vitória diante das tropas militares em 1914. A revolta foi duramente reprimida pelo governo, com um saldo de cerca de 20 mil mortos, e só terminou em 1916.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *