Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com base na relação ao quadro geral das relações sociais características da Primeira República, assinale a assertiva correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O clientelismo representou a forma geral das relações sociopolíticas na Primeira República, tendo como exemplo a influência dos coronéis, que eram a base local de poder no âmbito dos municípios.

Gabarito: Letra A

 

A questão versa sobre o período da Primeira República questionando acerca das relações sociais características dessa época, analisemos as alternativas em busca da correta.

 

a) O clientelismo representou a forma geral das relações sociopolíticas na Primeira República, tendo como exemplo a influência dos coronéis, que eram a base local de poder no âmbito dos municípios.

 

Correta: As relações sociopolíticas da Primeira República giravam em torno do poder de influência, dominação e mando dos coronéis de cada região nos resultados das eleições, processo possível graças ao fim do voto censitário e instituição do voto aberto, que permitia, fraudes, manipulações e o exercício de uma pressão política sobre os eleitores, seja através da violência, seja através das relações clientelistas.

 

Uma das principais características do coronelismo eram as relações clientelistas, que eles mantinham com os eleitores de cada região, e seu poder de barganha. O que era possível graças ao prestígio do coronel e a sua capacidade de conceder empregos e cargos ou mesmo favores públicos ao grupo de pessoas apadrinhadas, que em troca lhe demonstrava fidelidade política, votando nos candidatos indicados pelo coronel.

 

Essas práticas, de conceder favores públicos em troca de votos, chamadas de clientelistas, estavam amplamente disseminadas na sociedade e na política da Primeira República, sendo baseadas numa estrutura de poder que ligava os coronéis mais influentes aos governos estaduais e federal.

 

b) Os movimentos sociais como Canudos, na Bahia, e Contestado, em Santa Catarina, resultaram da combinação de conteúdo religioso e carência social.

 

Incorreta: A questão pede que assinalemos o quadro geral das relações sociais características da Primeira República e os movimentos sociais citados na alternativa não correspondem a este quadro geral, sendo na verdade movimentos rurais que buscaram romper com as relações sociopolíticas dominantes nesse período, aquelas baseadas no coronelismo e no clientelismo.

 

c) A organização do movimento operário em torno dos ideais anarquistas, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, teve como efeito a aprovação de uma legislação trabalhista mínima.

 

Incorreta: A questão pede que assinalemos o quadro geral das relações sociais características da Primeira República e o movimento operário organizado em torno de ideais anarquistas não corresponde a este quadro geral, sendo na verdade um dos movimentos urbanos que buscaram romper com as relações sociopolíticas dominantes nesse período, aquelas baseadas no coronelismo e no clientelismo.

 

d) Os movimentos sociais como Canudos, teve como efeito a aprovação de uma legislação trabalhista mínima.

 

Incorreta: Os movimentos sociais rurais, tais como o de Canudos, não levaram à aprovação de uma legislação trabalhista mínima, pelo contrário foram duramente reprimidos pelo poder público e apesar da resistência prolongada acabaram sendo eliminados.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *