Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ele seguia, como Nina Rodrigues, teorias baseadas na crença da inferioridade dos não-brancos, que davam ares de ciência ao preconceito de cor. Explicou a Guerra de Canudos como o resultado do choque entre os curibocas do sertão, formados de brancos e índios, e os mestiços do litoral, neurastênicos e desequilibrados pela mistura entre brancos e negros. Valorizou o mestiço do sertão, que apresentaria vantagem sobre o mulato do litoral, devido ao isolamento histórico e à ausência de componentes africanos, que tornavam mais estável sua evolução racial e cultural. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.”

(Roberto Ventura, Um Brasil mestiço: raça e cultura na passagem da monarquia à república. Em:

Carlos Guilherme Mota (org.), A experiência brasileira. Formação: histórias. Texto adaptado)

O excerto faz referência a

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Euclides da Cunha.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a quem o excerto faz referência.

 

A) Oliveira Viana.

INCORRETO. Oliveira Viana foi um importante sociólogo e jurista brasileiro, que contribuiu significativamente para o estudo da formação social brasileira. No entanto, suas teorias se concentravam mais na estrutura social e jurídica do Brasil, e não tanto na questão racial. Ele não é conhecido por ter teorias que valorizavam os mestiços do sertão em detrimento dos mestiços do litoral, como mencionado no excerto. Alternativa errada.

 

B) Sílvio Romero.

INCORRETO. Sílvio Romero foi um importante crítico literário, sociólogo e político brasileiro. Sua obra se concentra principalmente na crítica literária e na sociologia, com ênfase na cultura popular brasileira. Embora ele tenha escrito sobre questões raciais, não é conhecido por ter teorias que valorizavam os mestiços do sertão em detrimento dos mestiços do litoral, como mencionado no excerto. Alternativa errada.

 

C) Eduardo Prado.

INCORRETO. Eduardo Prado foi um importante historiador, jurista e político brasileiro. Sua obra se concentra principalmente na história do Brasil e na crítica ao regime republicano. Ele não é conhecido por ter teorias que valorizavam os mestiços do sertão em detrimento dos mestiços do litoral, como mencionado no excerto. Alternativa errada.

 

D) Euclides da Cunha.

CORRETO. Euclides da Cunha é o autor de "Os Sertões", obra que analisa a Guerra de Canudos e o sertanejo. A frase "O sertanejo é, antes de tudo, um forte" é uma das mais famosas de sua obra e é uma clara indicação de que o excerto se refere a ele. Além disso, a descrição da valorização do mestiço do sertão em detrimento do mestiço do litoral é consistente com as ideias expressas por Euclides da Cunha em "Os Sertões". Alternativa correta.

 

E) Adolfo de Varnhagen.

INCORRETO. Adolfo de Varnhagen foi um importante historiador, diplomata e geógrafo brasileiro. Sua obra se concentra principalmente na história do Brasil, com ênfase na colonização portuguesa. Ele não é conhecido por ter teorias que valorizavam os mestiços do sertão em detrimento dos mestiços do litoral, como mencionado no excerto. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *