Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os sermonários do Conselheiro constam na maior parte de roteiros para pregação, com súmulas extraídas dos Evangelhos, úteis a um beato leigo que assumiu a missão de peregrinar pelo sertão mais bravio. Missão a que se consagraria por quase um quarto de século, entregando-se à penitência, encabeçando mutirões para a realização de boas obras e pregando a palavra divina. Não consta que ele profetizasse, a não ser pela espessa bruma de lendas que se condensou em torno desses eventos e, sobretudo, de sua pessoa. Justo ele, em nada usurpador das prerrogativas de sacerdote, cioso da liturgia a ponto de admoestar os fiéis ajoelhados a seus pés, dizendo: “Levante-se, que Deus é outra pessoa”.


(Walnice Nogueira Galvão, Mitos sobre o beato de Canudos In http://www.

revistadehistoria.com.br/secao/capa/mitos-sobre-o-beato-de-canudos)

 

A partir do trecho, é correto considerar Canudos um movimento

Resposta:

$@$v=v1.13-rv2$@$

Resposta

A alternativa correta é C) messiânico, formado dentro de uma tradição sertaneja e associado a vários fatores, como as recorrentes secas no Nordeste, assim como a religiosidade popular e a tradição do trabalho comunitário.

Explicação

O trecho apresentado descreve a figura do Conselheiro, líder do movimento de Canudos, que pregava a palavra divina e realizava boas obras no sertão. A partir disso, é correto considerar Canudos um movimento messiânico, pois se caracterizava por uma religiosidade popular e uma tradição de trabalho comunitário, influenciada pelas condições do sertão, como as secas recorrentes.

O messianismo é uma característica comum em movimentos religiosos que surgem em regiões de grande pobreza e marginalização, como o sertão nordestino. O Conselheiro, como líder do movimento, assume um papel de messias, pregando a palavra divina e realizando obras que beneficiam a comunidade.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *